Foi na época de Sócrates e seus contemporâneos que o pensamento científico se consolidou, principalmente com o surgimento do conceito de "prova científica", ou repetição do fato observado na natureza. ... Tanto as religiões como a ciência tentam descrever a natureza e dar uma explicação para a origem do universo.
A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.
A ciência está em todo lugar à nossa volta, por meio de desenvolvimentos tecnológicos, mas há duvidas em torno do valor do conhecimento cientifico.” Após a segunda metade do século 20, principalmente, surgiram estudos filosóficos e sociais da ciência e críticas a esse campo do conhecimento.
Assim, a Ciência da Informação surge na década de 60, em decorrência, como coloca Saracevic (1996), principalmente, dos estudos a respeito da recuperação da informação (for- malmente, ela surge nos Estados Unidos, entre os anos de 19).
Com o fim da idade medieval surge ai um movimento que permeia e influência no conhecimento técnico cientifico que é o surgimento do renascimento em diversas áreas do saber humano, construindo uma nova concepção para a vida humana e para o conhecimento educacional. ...
A ciência foi construída em partes no decorrer da historia humana. ... E nos últimos 5 séculos, a ciência passou a adotar métodos científicos sólidos e que permitem a repetição dos testes, é por isso que as teorias antigas vão sendo substituídas por novas teorias.
O conhecimento humano evoluiu bastante desde a fase da Pré-História (desde o surgimento do homem até 4.000 aec – antes da era comum, com o surgimento da escrita). Naquela época o conhecimento era passado através da comunicação verbal, da arte, da expressão corporal e até através dos sonhos.
Essa concepção de ciência começou a ser elaborada desde o fim da Idade Média, mas só atingiu sua primeira configuração sólida no século XVII, principalmente com Galileu Galilei. Esse momento da história do pensamento científico é chamado por alguns pesquisadores de Revolução Científica do século XVII.
A Ciência da informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.
2.1. A evolução histórica da ciência (da clássica à quântica) A caminhada humana rumou para uma elaboração conteudística que, embora tenha começado pela mitologização e doutrinação religiosa, culminou pela racionalização e conceitualização.
A ciência está em constante evolução. Muitas teorias estão sendo superadas por novas teorias. O que era tido como verdade no passado, hoje não é mais.
Traçar as exatas origens da ciência moderna se tornou possível através de muitos importantes textos que sobreviveram desde o mundo clássico. Entretanto, a palavra cientista é relativamente recente - inventada por William Whewell no século XIX. Anteriormente, as pessoas investigando a natureza chamavam-se a si mesmas de filósofos naturais.
A teoria da Evolução que foi contra o criacionismo da Bíblia e interveio na fé dos cristãos ainda hoje gera discussão e já não é aceita pela maioria dos cientistas. Pois novos estudos revelam que a genética de uma espécie não se mistura com outra, e cada espécie se desenvolveu por si só.
Quando um casamento é considerado válido?
O que fazer para os meus folículos crescerem?
O que fazer com água da lua cheia?
Como ocorre a regeneração da bainha de mielina?
Como resolver equações é inequações do 1o grau?
Porque não consigo atualizar aplicativos no iPhone?
Quanto tempo dura o efeito da injeção diclofenaco?
Como ocorreu a evolução da Geografia no Brasil?
Como tirar segunda via do comprovante de vacinação da Covid?
Como saber se ferida está infeccionada?
Quais foram as transformações sociais?
Qual recurso para sentença terminativa?
Quais são os fatores que influenciam o débito cardíaco?