Evasão escolar é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola e fica caracterizado o abandono escolar, e historicamente é um dos tópicos que faz parte dos debates e análises sobre a educação pública.
Vários fatores podem ocasionar a evasão escolar.
Os principais motivos que contribuem para a evasão escolar são: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter um adulto que leve o aluno até a escola, falta de interesse, qualidade do ensino, doenças, dificuldade do aluno, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de ...
A evasão escolar é o nome que se dá ao fenômeno de um aluno interromper sua trajetória progressiva na escola. O abandono da escola pode ocorrer por diversas razões, como a necessidade de trabalhar, as reprovações sucessivas ou mesmo a violência entre alunos.
Fonte: Políticas Públicas para a Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens.
7 práticas para evitar a evasão de alunosMapear os prontos fracos da escola. ... Reavaliar a metodologia e a proposta pedagógica. ... Empregar a tecnologia como trampolim para o aprendizado. ... Investir em capacitação para o corpo docente. ... Realizar projetos interdisciplinares. ... Reduzir o número de alunos por classe.
26 curiosidades que você vai gostar
Tutoria e reforço escolar para mitigar a defasagem
Para trabalhar contra a defasagem de aprendizagem e o abandono, é preciso que redes, gestores e professores considerem a diversidade dos estudantes e compreendam quais podem ser as razões para a evasão.
A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de frequentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo. No Brasil, a evasão escolar é um grande desafio para as escolas, pais e para o sistema educacional. ... Embora o índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos.
Diferença entre abandono e evasão escolar
O abandono ocorre quando o aluno deixa de frequentar as aulas durante o ano letivo. Entende-se por evasão escolar a situação do aluno que abandou a escola ou reprovou em determinado ano letivo, e que no ano seguinte não efetuou a matrícula para dar continuidade aos estudos.
Segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a evasão escolar no Brasil atinge 5 milhões de alunos. Durante a pandemia de Covid-19, esses números aumentaram em 5% entre os alunos do ensino fundamental e 10% no ensino médio.
Consequências da evasão escolar
Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais. Entrar no mercado de trabalho torna-se mais difícil, além do que a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tal como a sua remuneração.
A falta de interesse é o principal fator de evasão e, atualmente, a dificuldade das famílias em cumprir com as obrigações financeiras também tem tirado o sono da gestão escolar. ... Isto porque, mesmo em um país com tantos problemas sociais como o nosso, o maior motivo da evasão é o desinteresse.
Segundo Patto (1996) as explicações dadas ao fracasso escolar, neste contexto histórico, estavam baseadas nas teorias racistas; os colonizados eram vistos pelos colonizadores como seres inferiores intelectualmente. Estas idéias racistas alcançaram seu auge no Brasil no período de 1850 a 1930.
Pesquisa da DataFolha, também apresentada em janeiro, aponta que aproximadamente 4 milhões de estudantes brasileiros entre 6 e 34 anos deixaram as aulas em 2020, o que significa 8,4% de evasão escolar.
Segundo dados da pesquisa "Juventudes e a Pandemia do Coronavírus" do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o número de jovens que pensou em abandonar os estudos durante a pandemia subiu de 28% para 43% no ano de 2021. O conhecimento é a melhor maneira de jovens alcançarem maiores oportunidades.
Nesse caso, “abandono” significa a situação em que o aluno desliga-se da escola, mas retorna no ano seguinte, enquanto na “evasão” o aluno sai da escola e não volta mais para o sistema escolar.
É considerado abandono quando um aluno deixa de frequentar a escola durante o ano letivo - o que difere do conceito de evasão, que, segundo o Ministério da Educação (MEC), ocorre quando os estudantes param de ir às aulas entre um ano letivo e o seguinte.
Segundo a coordenadora da área na Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter, professora Maria Tereza Xavier Cordeiro, “o vácuo gerado pela pandemia na educação produzirá altas taxas de evasão dos estudantes no ensino regular que, futuramente retornarão como alunos da EJA”.
6 boas práticas para captar alunos em meio à pandemia:1 – Execute estratégias de Marketing Digital na escola. ... 2 – Invista em atendimento digital e personalizado. ... 3 – Programe um tour virtual pela instituição. ... 4 – Repense seu processo seletivo. ... 5 – Seja compreensivo neste momento.
Entre os motivos está a falta de acesso aos recursos tecnológicos e à internet, o que inviabiliza o acompanhamento das aulas remotas, e, também, o fato de precisar contribuir com renda dentro de casa, necessidade que aumentou em meio ao contexto de pandemia.
O baixo uso de tecnologia em sala de aula, a dificuldade em acessar a internet e a proibição do uso de celulares estão entre os fatores que mais incomodam os estudantes. As constantes ausências dos professores também diminuem as chances das escolas reterem os alunos.
As principais consequências da evasão escolar
O estudante que deixa de estudar pode não ter mais motivação ou mesmo condições para voltar à sala de aula, o que leva ao despreparo profissional formal e tende a ocasionar maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
Desigualdade social, comprometimento do desenvolvimento cognitivo, intelectual e cultural são algumas das possíveis consequências da evasão. Quanto mais os estudantes se afastam das escolas, mais desqualificação profissional vamos encontrar.
Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.
Captação de alunos: entenda como aumentar com 14 dicasOfereça um ensino de qualidade. ... Aposte em canais de comunicação eficientes. ... Adote estratégias de marketing digital. ... Contrate professores qualificados. ... Conheça o perfil do aluno que deseja para a escola. ... Incentive o boca a boca de alunos e familiares.
Quando existe uma certa dificuldade em manter os alunos matriculados, a evasão escolar aumenta. ... Portanto, a retenção dos estudantes deve ser trabalhada na escola com o intuito de se entender as razões por que um estudante abandona os estudos e, a partir disso, estabelecer medidas para contorná-las.
Quanto tempo uma ocorrência fica arquivado?
Quem são os personagens protagonistas do romance indianista?
Como a raiva é transmitida para o cachorro?
Porque a micropigmentação precisa de retoque?
Qual a diferença entre ser notório e ser notado?
Como desentupir vaso em 1 minuto?
O que é um cruzamento de vias?
Quais são as cinco métricas para avaliar o trabalho em equipe?
Quantos doces para 40 pessoas?
O que pode ser Quando dói o coração?
Quanto tempo dura 5 gigas de internet?
Quando Luffy recebe a recompensa de 1 bilhão?
Porque descalcificar a máquina de café?
Quantas Páginas Deve Ter um parecer?
Quantos quilos é normal engordar no ano?