Assim como o pedagogo que trabalha com educação infantil, o papel do educador corporativo é estudar e aplicar estratégias e métodos que garantam que os funcionários aprendam não apenas as habilidades, como também as tarefas necessárias para atingirem maior produtividade e qualidade em seus cargos.
Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando.
A Missão da Educação Corporativa é “Formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade”. A aprendizagem pode ser tanto específica quanto organizacional, mas sempre funcional e continuada.
Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo a promoção, disseminação e manutenção do processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa.
Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
18 curiosidades que você vai gostar
Educação corporativa, ou educação empresarial, tem como objetivo fazer a aquisição, manutenção e divulgação de conhecimento dentro da empresa para promover o crescimento da organização e o desenvolvimento dos colaboradores.
Igualdade, Diversidade e Equidade
A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.
9 Benefícios da Educação CorporativaColaboradores mais motivados e engajados;Diminuição do turnover;Melhora da produtividade;Alinhamento entre objetivos individuais e empresariais;Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;Gestão do conhecimento eficaz;Incentivo à inovação;
Dentre os principais benefícios que a educação corporativa, também conhecida como educação empresarial, pode proporcionar para a sua corporação estão o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores como, por exemplo, liderança, agilidade e comunicação interpessoal, além de também torná-los mais motivados e ...
Com base nisso, é elaborado um programa de educação corporativa que promova a aprendizagem em três patamares:nível global (atingindo a cultura interna);liderança (gestores instruídos que educam os colaboradores);profissionais (constante autodesenvolvimento).
Os objetivos de uma empresa representam os resultados que ela deseja alcançar para realizar a sua estratégia. De fato, eles devem estar alinhados ao futuro desejado para a empresa.
A educação corporativa contempla a aplicação de ações para estimular o aperfeiçoamento dos colaboradores, considerando os objetivos organizacionais. Quando alinhada às estratégias da empresa, promove inovação, desenvolvimento e crescimento.
Educação Corporativa: 5 estratégias eficazes para adotar na sua...1 – Modelo 70-20-10. ... 2 – Gamificação. ... 3 – Modelo Kirkpatrick para avaliação de treinamento. ... 4 – E-Learning. ... 5 – Microlearning.
Definir um plano estratégico é o melhor caminho para escolher as ferramentas certas na aplicação da educação corporativa. Conseguir identificar as necessidades da sua empresa é o primeiro passo. A partir daí, é possível definir o quanto a empresa tem para investir, em que áreas, qual ferramenta utilizar e etc.
A educação corporativa pode ser feito em videoaulas, web conferências, ou até mesmo em forma de jogo digital (gamificação). As diversas possibilidades de ensino da EAD não só dão mais liberdade de escolha à organização como aumentam as chances de o aluno se engajar mais com o mundo virtual.
Ou seja, a Educação Corporativa preocupa-se em treinar pessoas para o negócio funcionar. Além de torná-lo mais produtivo e dar melhores resultados. Já os treinamentos tradicionais têm um formato amarrado, sem foco nos objetivos estratégicos da empresa e não mensura os resultados dessas ações.
Ela permite a formação de profissionais munidos de conhecimentos que podem ser aplicados de forma a oferecer retorno ao negócio. É uma maneira eficaz de produzir, armazenar e disseminar conhecimento acumulado ao longo do tempo, com o propósito de transformar a organização em um local de aprendizagem contínua.
Com a educação corporativa a organização pode melhorar o desempenho dos seus colaboradores, aumentar a produtividade e alavancar o crescimento do negócio. Para atender às necessidades da rotina é necessário uma estratégia de aprendizagem eficiente e prática.
Os principais desafios foram cinco: atuação estratégica, a importância do reconhecimento pela organização do sistema de educação corporativa, avaliação e mensuração de resultados, restrição orçamentária e a promoção do autoconhecimento dos colaboradores.
Como implementar educação corporativa: 3 desafios que sua empresa precisa ter atenção!A empresa não sabe qual estratégia seguir. ... Os colaboradores não estão se engajando com as ações. ... Dificuldade em avaliar os resultados.
Saiba quais são os principais desafios da Educação CorporativaObjetivos. ... Adequação e prática dos conhecimentos adquiridos. ... Falta de consistência nos investimentos. ... Dificuldade em mensurar e avaliar os resultados. ... Promoção do autoconhecimento dos colaboradores.
Nos documentos da escola são adotados os princípios recomendados pe- las Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN): princípios éticos, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade, do respeito ao bem comum; princípios políticos, dos direitos e dos deveres de cidadania no exercício da criatividade e no respeito à ...
A BNCC, em sua versão final, explica os fundamentos pedagógicos do currículo elaborado, são eles “o foco no desenvolvimento de competências” e “o compromisso com a educação integral”.
Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
A educação corporativa nas empresas representa uma robusta estratégia fonte de vantagem competitiva. Ela promove mudanças positivas na estrutura e na cultura organizacional como um todo, bem como o seu conhecimento gerado é visto como o valor único e difícil de ser imitado pelo mercado cada vez mais competitivo.
Como é o triângulo equilátero?
Como funciona o efeito suspensivo dos recursos excepcionais?
Quais são as 5 etapas do processo de enfermagem segundo a Resolução Cofen 358 2009?
Qual a taxa de personal na Smart Fit?
Como evitar a entrada de cupins em casa?
Qual a importância do Brasil em relação aos recursos hídricos?
Quais são as penalidades que o Coren pode aplicar?
Qual a carga horária de um assistente social?
Porque minha vitamina D não sobe?
Qual a falange dos Pretos-Velhos?
Como surgiu o nome dos meses do ano?