Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam, de modo geral, esse risco (Silva e Silva, 2005; WHO, 2018).
O diagnóstico do câncer de mama não é fácil para nenhuma mulher, imagine então para uma adolescente de apenas 17 anos.
Cinco sinais de alerta
São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.
Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua. Quando esta dor é de intensidade maior, é chamada de mastalgia cíclica.
O caroço, também chamado nódulo, do câncer de mama, normalmente surge em qualquer região da mama e também na axila. Porém, em um tipo raro de câncer de mama inflamatório, normalmente a paciente não nota nenhum tipo de caroço nos seios, e os sintomas são apenas vermelhidão local, dor, inchaço e coceira.
30 curiosidades que você vai gostar
Patricia Kajikawa, mastologista e ginecologista, é muito comum que meninas adolescentes encontrem nódulos de mama, principalmente após a primeira menstruação. “Mulheres de qualquer idade podem apresentar nódulos, mas a faixa etária mais comum para nódulos benignos de mama é dos 15 aos 35 anos“, diz.
Aspectos associados aos fatores de risco, que têm relação com estilo de vida, se veem mais presentes: menor número de filhos, gestação mais tardia, alimentação inadequada, associados à correria do dia a dia, podem estar influenciando esta mudança de aparecimento de tumores de mama em mulheres mais jovens.
Atualmente, é considerado normal que todo esse processo se inicie a partir dos 8 anos nas meninas e 9 anos nos meninos. Os primeiros sinais são o aparecimento das mamas (broto mamário) nas meninas e aumento dos testículos nos meninos. Quando essas mudanças ocorrem antes da hora, chamamos de puberdade precoce.
O primeiro sinal de puberdade no sexo feminino é, geralmente, o aparecimento do broto mamário – isto é, um pequeno nódulo na região dos mamilos. Aí vem o crescimento gradativo das mamas, o aparecimento de pelos pubianos e axilares e, finalmente, a menarca, que é a primeira menstruação.
É normal o aparecimento de apenas um dos brotos mamários, acompanhado de dor, que pode erroneamente ser confundido com mastite ou tumor. A assimetria mamária na fase do desenvolvimento também pode ocorrer, até o desenvolvimento completo da mama, que ocorre entre os 16 e 18 anos de idade.
O ideal é que os pelos comecem a crescer entre os 9 e 13 anos. Contudo, como cada organismo tem um funcionamento próprio, não existe um padrão que determina a fase exata que os pelos apareçam.
Os seios se desenvolvem em etapas.
Primeiro, você pode notar que parecem pequenos“caroços” ou inchaços embaixo dos mamilos. Depois disso, eles ficarão maiores, mais cheios e podem ficar um pouco doloridos às vezes.
No Brasil, esse percentual é de 29%. Segundo a American Cancer Society, uma em cada 8 mulheres que viverem até os 75 anos terão diagnóstico de câncer de mama. Em raros casos (1% do total), a doença também acomete homens.
O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).
O câncer de mama é em parte decorrente de uma série de fatores de risco, como:Alcoolismo. ... Obesidade. ... Atividade física. ... Ter filhos. ... Amamentação. ... Controle da natalidade com anticoncepcionais. ... Controle da natalidade com injeção. ... Controle da natalidade com DIU.
Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.
É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar tanto a presença de massa benigna quanto a de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.
Apesar de não ser sempre doloroso, alguns dos sinais e sintomas mais comuns do câncer de mama são vermelhidão, inchaço, pele sensível e calor local. Por isso, fique atenta. Sentir dor ou incomodo na região do nódulo não descarta um diagnóstico.
O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.
Dores nas costas ou nos quadris não são sintomas normais do câncer de mama a menos que haja metástase nos ossos. Entretanto, dores nas costas e nos quadris podem ser causadas pelos tratamentos contra o câncer de mama.
Os sintomas de câncer de mama maligno avançado incluem, além da piora dos sintomas e lesões na mama, outros sinais não relacionados com as mamas, como náuseas, dor nos ossos, perda de apetite, fortes dores de cabeça e fraqueza muscular.
Como ocorre o processo de reparação e cicatrização Tecidua?
Para quais fins As imagens de satélites podem ser utilizadas?
Como ocorre o término da transcrição em Procariotos?
Como ocorre o processo de transcrição e tradução do DNA?
Como podemos reconhecer um parênquima em um corte histológico de folha *?
Como ocorre a transcrição em eucariotos?
O que Freud quis dizer com o pensamento e o ensaio da ação?
Como poderíamos fazer para substituir a palavra repetida utilizando os recursos de coesão?
Qual o mecanismo de defesa do corpo?
Qual é a estrutura de uma célula Procarionte?
O que passar no concreto aparente?
O que acontece com as células na anoxia?
Como é feito o polimento dos dentes?
O que se pode fazer com o PowerPoint?