A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar.
Obesidade é uma condição médica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura localizada no corpo. As causas podem ser diversas, incluindo genética, problemas hormonais e uso de certos medicamentos.
Obesidade: como prevenir
Causas de obesidade A SBEM afirma que são muitas as causas da obesidade. A pessoa pode ter predisposição genética, comportamentais, metabólicas e hormonais no peso corporal, mas também pode desenvolver principalmente com a adoção de maus hábitos alimentares e sedentarismo.
10 principais causas da obesidade e como combater
O obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, além de problemas físicos como artrose, pedra na vesícula, artrite, cansaço, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.
Para que a obesidade se desenvolva existem vários fatores desencadeadores como: fatores ambientais (hábitos alimentares), fatores genéticos, fatores constitucionais (sexo, idade, estado fisiológicos) e fatores socioculturais, colocando em ênfase os fatores genéticos e os fatores ambientais.
O tratamento da obesidade pode ser feito com dieta para emagrecer e com a prática regular de exercícios físicos, ou até mesmo com uso de remédios indicados pelo médico para ajudar a reduzir o apetite e a compulsão alimentar, ou, em alguns casos, a cirurgia bariátrica, pois diminui a área de absorção dos alimentos pelo ...
A doença está relacionada a fatores como resistência à insulina e o estado inflamatório atrelados à obesidade, além de excesso de peso, má alimentação e sedentarismo. É caracterizada por um conjunto de alterações metabólicas, como glicemia (nível de açúcar no sangue), colesterol, triglicérides e pressão arterial elevados.
A obesidade é um importante fator de risco para doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, especialmente, quando associada à pressão alta e diabetes. Todas estas doenças precisam de acompanhamento médico constante. Além disso, as questões estéticas ligadas à obesidade podem ter repercussões psicológicas que também necessitam de cuidados.
5 Epidemiologia O número de crianças e adultos obesos é cada vez maior, tanto em países pobres ou ricos e até mesmo em países que se caracterizam por uma população magra, como é o caso do Japão. A Organização Mundial de Saúde passou a considerar a obesidade como um pro- blema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição.
A Organização Mundial de Saúde passou a considerar a obesidade como um pro- blema de saúde pública tão preocupante quanto a desnutrição. No Brasil, estima-se que 20% das crianças sejam obesas e que cerca de 32% da população adulta apresentem algum grau de excesso de peso, sendo 25% casos mais graves.
Qual a intensidade da força de tração?
Qual a fórmula para achar a razão de uma PA?
Como se calcula a margem de erro?
O que tem que fazer para ocorrer a formação de gêmeos dizigóticos?
Como se dá o estabelecimento da qualidade da água?
Qual a infração mais grave do handebol?
Como criar dois gatos em apartamento?
Como o budismo vê a reencarnação?
Como é o corpo do peixe Betta?
Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e O Ciclo da matéria?
Como trabalhar a higiene no berçário?
Como explicar medidas de tempo?