A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. Vale lembrar que utilizamos muito a metalinguagem no cotidiano. Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística.
Metalinguagem consiste num tipo de linguagem que se refere diretamente a própria linguagem usada na comunicação. O dicionário é um exemplo de metalinguagem, pois tem o propósito de descrever e falar sobre os códigos que compõem a linguagem em si.
Na metalinguagem, faz-se referência à própria linguagem utilizada para transmitir um discurso. Assim, é o uso do meio de comunicação para falar dele próprio. A metalinguagem é a referência à própria linguagem, sendo utilizada na comunicação.
Tipos de metalinguagemIncorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formal ou naturalmente.Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. ... Aninhada ou Hierárquica: Similar a uma metalinguagem ordenada, em que cada nível apresenta maior grau de abstração.
Já as atividades epilinguísticas contemplam o plano axiológico e as relações dialógicas, para compreensão valorada do discurso mobilizado no gênero, enquanto as atividades metalinguísticas coadunam quadros nocionais consolidados às intepretações expansivas axiológicas suscitadas pela epilinguagem.
21 curiosidades que você vai gostar
a) atividade epilingüística – é o exercício de reflexão sobre o texto lido/escrito e da operação sobre ele a fim de explorá-lo em suas diferentes possibilidades.
langage et les langues (2005), procuramos mostrar como o conceito de epilinguismo, atividade interna não consciente que representa a própria atividade de linguagem para Antoine Culioli, manifesta-se no artigo de Franchi e seria por ele concebido. PALAVRAS-CHAVE: teoria das operações enunciativas; epilinguismo.
A metalinguagem é uma das funções da linguagem. Textos verbais e não verbais podem ser metalinguísticos. Textos metalinguísticos se referem à própria linguagem. A intertextualidade é o diálogo entre textos.
coexistência de duas ou mais modalidades de comunicação, envolvendo geralmente a fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.
A metapoesia deve ser entendida como obras líricas que se referem, de alguma forma, a sua existência como construções artísticas as quais sempre incluem uma avaliação ou exame da própria poesia.
A metalinguagem acontece quando a linguagem se debruça sobre si mesma: a poesia feita sobre a própria poesia. Quando o poeta reflete sobre o fazer poético, parece explicar para si mesmo e para os leitores o momento catártico que permeia a criação e dá vida a um poema.
A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.
A aprendizagem multimodal é ensinar um conceito usando mais de um modo. Ao envolver a mente em vários estilos de aprendizagem ao mesmo tempo, os alunos experimentam um estilo de aprendizagem diversificado que se adapta coletivamente a todos eles.
Esses diferentes sistemas para a construção de significados, ou os possíveis "canais" (e.g. discurso, escrita, imagens) são conhecidos como modos semióticos. Modos semióticos podem incluir recursos comunicativos como os visuais, verbais, escritos, gestuais ou musicais - isto é, a comunicação pode ser multimodal.
Enquanto no transporte intermodal se realiza a emissão de um documento de transporte para cada modal utilizado, no multimodal é usado apenas um documento, que visa cobrir todo o trajeto da carga — desde o ponto de origem até o destino.
Quais são os principais tipos de intertextualidade?Paráfrase. Na paráfrase, a intertextualidade incide na temática. ... Paródia. Já na paródia ocorre a alteração da temática do texto base de maneira que a ideia expressada nele seja contrariada. ... Referência ou alusão. ... Epígrafe. ... Pastiche. ... Citação.
Referência e alusão: O escritor não indica abertamente o evento, ele insinua por meio de alegorias ou qualidades menos importantes. Paráfrase: Ocorre quando o escritor reinventa um texto pré-existente, resgatando a filosofia originária.
Escrever novamente um trecho que não ficou tão claro, utilizar outras palavras, substituir expressões, rasurar, retirar termos que não combinam e escrever de outro jeito são alguns exemplos de como a atividade epilinguística se manifesta na produção textual.
A prática de análise linguística na sala de aula engloba a diversidade da língua, tendo como foco o texto em seus diferentes gêneros textuais e efeitos de sentidos, proporcionando aos estudantes reflexões acerca da linguagem, tendo em vista que a língua é concebida em seu processo de interação entre os sujeitos.
Hoje se fala bastante da necessidade de se trabalhar com textos de linguagens e suportes variados, entre eles os textos multimodais, isto é, textos que misturam diferentes linguagens, como a linguagem verbal e desenhos ou gráficos, por exemplo.
diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)
Sendo assim, cores, imagens, disposição da escrita e das imagens presentes no texto e a formatação textual são características /elementos multimodais, os quais evidenciam a pretensão comunicativa do texto, contribuindo de forma significativa para a elaboração de significado por parte do leitor.
A crônica metalingüística é quando o autor escreve sobre o próprio ato de escrever, sob a forma de uma reflexão despretensiosa, de uma retrospectiva das primeiras experiências com as letras, de uma análise da palavra.
Eles são introduzidas através de termos explicativos, como “isto é” ou “ou seja”, que frequentemente introduzem textos com a função da metalinguagem. Por usarem as palavras para explicar o significado de outras palavras, os dicionários e a gramáticas também exercem a função metalinguísticas em seus textos.
O poeta João Cabral de Melo Neto utilizou a metalinguagem ao escrever o poema Catar feijão. ... O autor aborda uma das principais características do texto verbal – a escolha de palavras – e o faz por meio de uma comparação entre a escolha de grãos e a escrita: 1.
Como instalar o certificado digital no navegador?
Como que se planta alface americana?
Como ativar o download no celular?
Como começar a planejar a aposentadoria?
Como é formada a sociedade espartana?
Como baixar o drive da impressora Epson L3150?
Como salvar o podcast no Anchor?
Como as empresas aumentam a sua produtividade?
Como salvar o WhatsApp de alguém de outro estado?
Como plantar buxinho na Terra?
Como fazer pintura em parede de alvenaria?