Na lógica clássica, uma contradição consiste numa incompatibilidade lógica entre duas ou mais proposições. Isso ocorre quando as proposições, tomadas em conjunto, geram conclusões que formam inversões lógicas, geralmente opostas uma da outra.
Significado de Contradição
substantivo feminino O que se opõe ao que foi dito ou feito anteriormente: caiu em contradição. Afirmação ou comportamento que expressa incoerência, em relação ao que foi feito ou dito anteriormente. [Por Extensão] Ausência de nexo, de coerência, de lógica; discrepância.
Quando um texto possui ideias fragmentadas, sem ordenamento e relação entre si, torna-se incoerente, mesmo que os trechos tragam algum tipo de significado isolado.
contradiçãoAfirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;Ação ou resultado de (se) contradizer;Impugnação ou refutação.
Segundo o princípio da não contradição uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. A lei da não contradição, assim como seu complemento, a lei do terceiro excluído (a terceira das três leis do pensamento), são correlatas à lei da identidade (primeira das três leis).
32 curiosidades que você vai gostar
Note-se que o princípio lógico da não-contradição, é o princípio segundo o qual duas proposições conflitantes não podem ser ao mesmo tempo verdadeiras no interior de um sistema científico.
Vejamos um exemplo: (1) Está chovendo. (2) Não está chovendo. De acordo com o princípio de não contradição, as proposições expressas nas frases (1) e (2) não podem ser ambas verdadeiras ao mesmo tempo: não pode ser verdade ao mesmo tempo que está chovendo e que não está chovendo (uma ou outra, não ambas!).
A lei da contradição inerente aos fenómenos, ou lei da unidade dos contrários, é a lei fundamental da dialéctica materialista. ... "No sentido próprio, a dialéctica é o estudo da contradição na própria essência dos fenómenos."
O paradoxo ou oxímoro, é uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de pensamento, baseada na contradição. ... Por isso, o paradoxo é fundamentado na contradição lógica das ideias, como se tivéssemos duas ideias numa frase, e uma está se contrapondo à outra.
O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. Sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludentes.
Quando um texto apresenta erros na sua coerência textual, o sentido da frase não tem lógica. Exemplo: “Estava muito calor que até começou a nevar” / “A parede estava sentada” / “Eu odeio comer carne, por isso vou pedir um bife mal passado”.
Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.
Falta de coerência; característica, comportamento ou dito sem nexo ou lógica. Qualidade da pessoa que não é consistente no modo como procede. Ausência de lógica entre uma coisa e outra, entre ações e fatos; incongruência. Ausência de relação; falta de conexão; desconexão.
A quarta se enquadra nas várias gradações de idealizações que usam o guia metodológico contradizer para me- lhor descrever . Argumentamos que, em nenhuma das quatro acep- ções estudadas, o princípio da contradição da lógica sofre qualquer abalo.
Significado de Condição
substantivo feminino Característica, aspecto ou essência que determina algo ou alguém: condição humana; condição financeira. Estado em que algo ou alguém se encontra: o carro está em boas condições; o doente está em péssimas condições.
A contradição que autoriza o cabimento de embargos de declaração é aquela existente entre a fundamentação e a conclusão do acórdão. ... Inexistindo qualquer omissão, contradição, obscuridade ou erro material na decisão, o desprovimento do recurso é medida que se impõe.
Contradição: 1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.
O paradoxo, no exemplo, está sendo representado pela oposição entre ideias: Como é possível o mesmo braço abrigar e trazer solidão? ... A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima.
Na lógica clássica, uma contradição consiste numa incompatibilidade lógica entre duas ou mais proposições. ... Ilustrando uma tendência geral na lógica aplicada, a lei de Aristóteles da não-contradição afirma que "Não se pode dizer de algo que é e que não é no mesmo sentido e, ao mesmo tempo."
Parece que Karl Marx superestimou a oposição entre capital e trabalho (capital variável) como a maior contradição do capitalismo. ... Capital e trabalho convivem no desfrute da propriedade privada e na defesa da livre iniciativa, para elevar os níveis de consumo.
Exemplos. é verdade simplesmente por sua forma. Ou seja, o valor "intermediário", que Sócrates não é nem mortal, nem não-mortal, é excluído pela lógica, e portanto, ou a primeira possibilidade (Sócrates é mortal) ou a negação (não é o caso de Sócrates ser mortal) tem que ser verdade. é racional.
Primeiramente tratemos do Princípio da Não Contradição que diz: “Uma proposição não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.” Já o segundo Princípio o do Terceiro Excluído: “Toda proposição ou é verdadeira ou é falsa, ou seja, verifica-se sempre um destes casos e nunca um terceiro.”
O princípio da não-contradição é, de certa maneira, a forma negativa do princípio da identidade, ou seja, afirma que algo não pode ser e não ser ele mesmo. O segundo deles, o princípio do terceiro-excluído, pode ser visto como a forma disjuntiva do princípio da identidade: uma coisa é ou não é.
1.2.
Uma contradição é uma proposição lógica composta que é sempre falsa, independente- mente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O caso mais clássico é a proposição p ∧ (¬p).
Os princípios lógicos são fundamentalmente dois: princípio de identidade e princípio de razão suficiente. ... O princípio da não contradição exprime o princípio da identidade sob forma negativa e formula-se: uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto. A não pode ser A e não A.
Como abrir a pagina direto no google?
Qual a importância do controle de vendas?
Como conseguir estudar no exterior de graça?
Como recuperar fotos do celular antigo para o novo?
É vedado o seu pagamento ser garantido por aval?
Quais são os tipos de operadores argumentativos?
Qual é a função do transistor Mosfet?
Qual é a polícia mais corrupta?
O que tem dentro da nossa língua?
Como se faz a simpatia do ovo?
O que o grão-de-bico substitui?
Quantos dias usar ceftriaxona?
Qual é o osso mais resistente do corpo humano?
Qual é a diferença entre real e virtual?