(Fuvest) O hormônio ADH atua sobre os túbulos renais promovendo absorção de água do filtrado glomerular. A deficiência na secreção desse hormônio faz com que a pessoa produza: a) muita urina, com alta concentração de excreções.
A micção frequente e em grande quantidade chama-se poliúria e ocorre quando há diminuição da ação do hormônio antidiurético (ADH), que é o hormônio que controla a quantidade de água que os rins eliminam. Sem o estímulo do ADH, os rins não reabsorvem a água filtrada e o paciente acaba por urinar com grande frequência.
O hormônio antidiurético (ADH) é produzido pelo hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Esse hormônio é um polipeptídeo que apresenta nove aminoácidos e atua, principalmente, nos rins, nos quais proporciona uma maior reabsorção de água.
O diabetes insipidus é resultado de uma deficiência na produção de ADH ou de um problema na resposta dos túbulos renais ao hormônio. O diabetes é uma doença relativamente comum, entretanto sempre a associamos com a insulina, esquecendo-nos dos outros tipos.
A ADH aumenta a permeabilidade dos túbulos uriníferos, favorecendo a reabsorção de água pelos rins e a produção de urina hipertónica. A produção da ADH é estimulada por uma osmolaridade plasmática elevada e por um baixo volume sanguíneo, consequências diretas da perda excessiva de água.
39 curiosidades que você vai gostar
Sua produção é normalmente regulada por duas... A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial.
O ADH é liberado pela hipófise, uma glândula do sistema endócrino. O hormônio atua nos dutos que deixam os néfrons, favorecendo a reabsorção e, assim, aumentando a quantidade de líquido que retorna ao sangue. Portanto, o resultado é a formação de uma urina mais concentrada.
Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células.
O diabetes insipidus acontece devido a uma alteração no equilíbrio de líquidos no corpo, que é administrado pelo hormônio antidiurético (ADH), também chamado de hormônio vasopressina.
Por que não se pode recongelar carne?
O que é preciso para viver em harmonia?
Como calcular água por pessoa em festa?
Como superar uma pessoa que gosta de outra pessoa?
Quais os sintomas de câncer nas costas?
Quais são os inibidores de apetite liberados pela Anvisa?
Porque o chocolate suíço é tão famoso?
Quem não pode usar tadalafila?
Como usar o calcário dolomítico?
Como é a saudação dos muçulmanos?
O que é comunicação e quais os tipos de comunicação?
Pode entrar com comida no Cinépolis?
Como Desamassar papel de caderno?
Qual a diferença entre Minifundios e latifúndios?