Entende-se por contratransferência as emoções que o terapeuta experimenta no decorrer de uma análise, em relação ao paciente, e que são relacionadas com circunstâncias sentidas na sua própria vida, que o afetaram consciente e inconscientemente.
A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...
A contratransferência se trata das emoções e sensações que o terapeuta vive ao longo de uma sessão. Trata-se de uma reação interna resultante da relação com o seu paciente e da forma como o terapeuta é impactado pelas histórias dele.
A contratransferência é compreendida como as reações do terapeuta diante da pessoa do paciente e é um elemento fundamental na relação que se estabelece entre eles.
Para Lacan a contratransferência seria o conjunto de obstáculos imaginários que se opõem a essa ocupação do lugar do objeto. Assim, como Nasio afirma, o termo contratransferência se define não no interior da relação do psicanalistacom o seu paciente, mas no interior da relação do psicanalista com o lugar do objeto.
26 curiosidades que você vai gostar
Na contratransferência, salienta Gilliéron (1996), as emoções vividas pelo analista são consideradas reativas às do paciente, vinculando-se, portanto, ao passado deste último, e não dizendo respeito diretamente à pessoa do analista.
Um outro perigo provoca angústia no analista: é o de ter que ocupar efetivamente o lugar de objeto" (idem, p. 116-7). Porém, Nasio enfatiza que a angústia é "a expressão mais franca, mais pura, diríamos até a mais saudável, a mais madura da contratransferência do psicanalista. ...
Os resultados revelaram que a contratransferência foi considerada como uma ferramenta que auxilia na compreensão do paciente e daquilo que se passa na sessão. É utilizada como recurso terapêutico, mas seu uso suscita cuidados. ... Palavras-chave: Contratransferência, Psicanálise, Psicoterapia.
Quando o paciente está confiante e seguro de que pode seguir o seu caminho com uma nova maneira de pensar e se comportar, estará apto a parar a terapia. Enquanto esse não for o sentimento é melhor dar continuidade por um pouco mais de tempo, mesmo que o psicólogo garanta que o paciente já pode caminhar sozinho.
Quais são os tipos de propriedade industrial?
O que é tempo histórico e tempo geológico?
Quais as divisões anatômicas regionais dos pés?
Como é que se diz Primavera em inglês?
Como impermeabilizar porta de compensado?
Como se escreve 6 30 em espanhol?
Como se dividia o feudo B explique a função de cada uma das partes do feudo?
Qual a soletração correta da palavra Apple?
Como se fala graduação em inglês?
Como se diz boletim de ocorrência em inglês?
Para que serve o cloridrato de oximetazolina gotas?
Como derreter o cheddar de bisnaga?