A conservação dos ecossistemas naturais, flora, fauna e os microrganismos, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção de vários serviços essenciais ao bem-estar humano.
É preciso combater ameaças, evitar o desmatamento, criar áreas naturais protegidas, trabalhar em prol da educação ambiental, incentivar o turismo de observação de natureza, estreitar parcerias com outras instituições, desenvolver junto ao Poder Público políticas eficientes, estudar a geografia dos biomas, conhecer ...
A conservação da natureza centra-se na manutenção do bom estado do ambiente natural, incluindo a fauna, a flora, os recursos minerais, a paisagem, os habitats e a biodiversidade, sem contudo excluir o uso humano de todos os ecossistemas.
A Conservação Biológica é uma ciência multidisciplinar que tem por objetivo buscar meios de se utilizar adequadamente os recursos do meio ambiente(as espécies, comunidades e ecossistemas), promovendo a sustentabilidade e a manutenção da biodiversidade.
A conservação da biodiversidade é fundamental para assegurar a diversidade de organismos vivos, incluindo os ecossistemas terrestres e aquáticos.
26 curiosidades que você vai gostar
A biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos, cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.
A biodiversidade, ou diversidade biológica, é o conjunto de todos os seres vivos existentes, o que inclui todas as plantas, animais e microorganismos da Terra. E é justamente essa diversidade e a interação entre estas diferentes espécies que torna nosso planeta tão especial.
A biologia da conservação é guiada por três princípios básicos: O papel evolutivo: a evolução é o axioma básico que unifica toda a biologia; O teatro ecológico: o mundo ecológico é dinâmico e em grande parte não-equilibrado; Humanos são parte do jogo: a presença humana deve ser incluída no planejamento da conservação.
Importância da Biologia da Conservação
De modo geral, a Biologia da Conservação compreende os impactos da ação humana nas espécies, comunidades e ecossistemas e propõe atuações práticas para prevenir a extinção de espécies e reintegrá-las ao seu ecossistema funcional.
Quem pode emitir carta de fiança bancária?
Como funciona a conta no banco Sicredi?
O que fazer para acabar com a inflamação?
O que é preciso para ter uma franquia?
O que precisa para comprar no carnê?
Como funciona a conta poupança do Bradesco?
Pode arrancar verruga de cachorro?
Como ver ligações externas excel?
Como ir de Blumenau a Navegantes?
Como tirar verrugas com leite de mamao?
Como remover vírus de pen drive pelo prompt de comando?
Como tirar vírus do calendário do iPhone?
Como tirar o vírus do atalho do PC e do pen drive?
Como remover a página em branco no Word?
Como desmontar uma torneira antiga?
Como tirar várias fotos de uma vez no Samsung a51?