Comportamento respondente incondicionado e condicionado Uma resposta não condicionada é uma resposta automática imediata ao estímulo não condicionado. Estas respostas são automáticas e não requerem aprendizagem, além de serem aparentemente comuns em todas as espécies.
No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estímulo originariamente neutro a um estímulo que provoca espontaneamente uma reação específica no indivíduo. Assim, após algum tempo, o estímulo anteriormente neutro passa a provocar no indivíduo a mesma reação do estímulo incondicionado.
No condicionamento respondente, um estímulo neutro ocorre de maneira constante e persistente e é seguido por um estímulo incondicionado. Um estímulo neutro passa a ser condicionado no momento em que provoca a mesma resposta que o estímulo incondicionado provocava.
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
Comportamento respondente é uma relação fidedigna na qual um determinado es- tímulo produz uma resposta específica em um organismo fisicamente sadio. O respon- dente não se define nem pelo estímulo nem pela resposta, mas sim pela relação entre ambos.
NS - Estímulo Neutro É quando um estímulo não provoca qualquer tipo de resposta, Ex. (som da campainha).
1a Questão O processo de pareamento de estímulos acontece quando são apresentados dois estímulos, um condicionado e outro neutro, simultaneamente, de modo que após algum tempo, ambos os estímulos sejam capazes de disparar a resposta comportamental.
Fatores que influenciam o condicionamento pavloviano Há fatores que aumentam as chances de o emparelhamento de estímulos estabelecer o condicionamento, bem como definem o quão forte será a resposta condicionada.
O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
Mais Exemplos de respostas incondicionadas 1 Tirar a mão rapidamente depois de tocar em uma panela quente no forno. 2 Pular ao se assustar com barulho alto. More ...
Exemplos de respostas condicionadas Muitas fobias começam depois que uma pessoa teve uma experiência negativa com o objeto de medo. Por exemplo, depois de testemunhar um terrível acidente de carro, uma pessoa pode desenvolver um medo de dirigir. Isto é uma resposta condicionada.
São todos esses, exemplos de reflexos incondicionados. Pois não se devem a nenhum processo de aprendizagem. Um cão que nunca ouviu a palavra petisco, essa não eliciará nenhuma resposta. É portanto um estímulo neutro. Para que a palavra petisco passe a fazer algum sentido, deverá ser associada a secreção de saliva (resposta incondicionada).
Este comportamento é uma resposta condicionada. Muitas crianças recebem vacinas regulares, e uma criança pode chorar como resultado dessas injeções. Em alguns casos, uma criança pode vir a associar o jaleco branco de um médico com esta experiência dolorosa.
Como fazer para receber notificações de um site?
O que são alimentos orgânicos e agroecológicos?
Como copiar as coisas no notebook?
Qual melhor gateway de pagamento online?
Quanto tempo demora um processo no Juizado Especial Cível?
Como funciona o visto de estudante nos Estados Unidos?
Pode passar glicerina na pele?
Quais são os sistemas utilizados para realizar o registro da produção assistencial no SUS?
Quanto tempo deixar o Tonico de alho no cabelo?
O que significa Agroindustrializar?
O que deve ser observado na inspeção estática e dinâmica do tórax?
Quem é o maior exportador de carne de frango do mundo?
Onde tirar Carteira de Trabalho São Paulo 2021?
Quais recursos cabíveis no TST?
Quais os bancos que mais lucraram em 2021?