Comportamento respondente incondicionado e condicionado Uma resposta não condicionada é uma resposta automática imediata ao estÃmulo não condicionado. Estas respostas são automáticas e não requerem aprendizagem, além de serem aparentemente comuns em todas as espécies.
No condicionamento reflexo, ou respondente, temos a associação de um estÃmulo originariamente neutro a um estÃmulo que provoca espontaneamente uma reação especÃfica no indivÃduo. Assim, após algum tempo, o estÃmulo anteriormente neutro passa a provocar no indivÃduo a mesma reação do estÃmulo incondicionado.
No condicionamento respondente, um estÃmulo neutro ocorre de maneira constante e persistente e é seguido por um estÃmulo incondicionado. Um estÃmulo neutro passa a ser condicionado no momento em que provoca a mesma resposta que o estÃmulo incondicionado provocava.
No comportamento respondente (de Pavlov), a um estÃmulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante.
Comportamento respondente é uma relação fidedigna na qual um determinado es- tÃmulo produz uma resposta especÃfica em um organismo fisicamente sadio. O respon- dente não se define nem pelo estÃmulo nem pela resposta, mas sim pela relação entre ambos.
NS - EstÃmulo Neutro É quando um estÃmulo não provoca qualquer tipo de resposta, Ex. (som da campainha).
1a Questão O processo de pareamento de estÃmulos acontece quando são apresentados dois estÃmulos, um condicionado e outro neutro, simultaneamente, de modo que após algum tempo, ambos os estÃmulos sejam capazes de disparar a resposta comportamental.
Fatores que influenciam o condicionamento pavloviano Há fatores que aumentam as chances de o emparelhamento de estÃmulos estabelecer o condicionamento, bem como definem o quão forte será a resposta condicionada.
O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estÃmulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
Mais Exemplos de respostas incondicionadas 1 Tirar a mão rapidamente depois de tocar em uma panela quente no forno. 2 Pular ao se assustar com barulho alto. More ...
Exemplos de respostas condicionadas Muitas fobias começam depois que uma pessoa teve uma experiência negativa com o objeto de medo. Por exemplo, depois de testemunhar um terrÃvel acidente de carro, uma pessoa pode desenvolver um medo de dirigir. Isto é uma resposta condicionada.
São todos esses, exemplos de reflexos incondicionados. Pois não se devem a nenhum processo de aprendizagem. Um cão que nunca ouviu a palavra petisco, essa não eliciará nenhuma resposta. É portanto um estÃmulo neutro. Para que a palavra petisco passe a fazer algum sentido, deverá ser associada a secreção de saliva (resposta incondicionada).
Este comportamento é uma resposta condicionada. Muitas crianças recebem vacinas regulares, e uma criança pode chorar como resultado dessas injeções. Em alguns casos, uma criança pode vir a associar o jaleco branco de um médico com esta experiência dolorosa.
Qual é o nome da flor branca?
O que é o pensar de acordo com Vygotsky?
Como se chama a mesa da Palavra?
Como transferir dados de um celular LG para Samsung?
Quem é aposentado por invalidez tem direito a pensão por morte?
Como transformar um PowerPoint 2010 em vÃdeo?
Como transformar de Farads a Microfarads?
Como preparar o barro para plantar?
Como transformar um arquivo MP3?
Como transformar dados não normais em normais no r?
Como turbinar minha caixinha de som?
Como transformar em voz passiva?
Como transformar tabelas em gráficos?
Como transformar a fração 11 sobre 5 em número misto?
Como se faz um TCC em formato de artigo cientÃfico?
Qual é a ação do amiodarona?
Como passar aplicativo de banco para celular novo?