Como o nome diz, no banho de balde, o bebê é banhado em um balde com água morna. A ideia é simular os estímulos e as sensações que o recém-nascido sentia quando estava no útero da mãe.
O balde deve ter bordas arredondadas e não deve ser utilizado para outros fins. "A mãe também não pode deixar o bebê sozinho; ela deve segurar a cabecinha dele enquanto dá o banho. A água deve ser morna e o local para colocar o balde deve ser seguro", aconselhou a terapeuta.
Pediatras humanizados explicam que não há necessidade de dar banho, como a maioria das maternidades faz. A gordura que o bebê tem na pele quando nasce é a melhor proteção nas primeiras 24 horas. O sabonete também não precisa ser usado, ou seja, o banho deve ser feito apenas com água morna.
Saiba como dar um banho terapêutico no bebê
O banho do bebê no balde é uma ótima opção para dar banho ao bebê, pois além de permitir lavá-lo, o bebê fica muito mais calmo e relaxado por causa da forma arredondada do balde, que é muito parecida com a sensação de estar dentro da barriga da mãe.
Dar banho muito cedo pode ainda causar quedas nos níveis de açúcar no sangue. Isso porque, nas primeiras horas de vida, o novo chegado ao mundo precisa se ajustar à vida fora do útero, incluindo a perda da placenta como fornecedora de glicose.
A recomendação, é que se espere pelo menos uma hora depois da mamada para colocar a criança no banho. Depois desse tempo, teoricamente o estômago já está mais vazio. Isso diminui o risco de regurgitações ou vômitos durante as manipulações que ocorrem no banho.
O kit inclui: uma bacia de banho que se encaixa sobre um assento sanitário; uma bolsa com solução para a água do banho; um tubo de plástico para borrifar a água e um grampo para controlar o fluxo pelo tubo. Limpe a bacia. Mesmo se o seu kit for novo em folha, é melhor garantir que não está expondo o machucado a uma possível infecção.
Primeiro entre na banheira e depois vá acrescentando gelo. Se você nunca ficou de molho no gelo antes, é melhor começar com uma temperatura mais alta. Tome seu primeiro banho com a banheira entre 15 e 21 °C e vá reduzindo a temperatura em dois graus a cada banho. Coloque um short e sapatos para água para proteger as zonas sensíveis.
Além de reduzir o tempo no banho, existem outros métodos de economizar água, principalmente com a crise hídrica acontecendo em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde alguns bairros estão sofrendo com a falta do recurso. Confira as dicas para economizar água durante o banho e como reaproveitar: É necessário tomar banho todos os dias?
Mergulhe seu dedo na água, ou coloque uma gota ou duas na parte de dentro do pulso para testar a temperatura. Encha a banheira com 8 a 10 cm de água. Tampe o ralo da banheira para que a água não escoe, e então ligue a torneira até ter água suficiente na banheira para imergir completamente o local machucado. Misture aditivos calmantes na água.
Como fazer para bloquear sites no Google Chrome?
Porque devemos usar TLS ao invés de SSL?
Qual a importância da análise das demonstrações financeiras de uma empresa?
Que diferença apresenta o fentanil em relação a morfina?
Porque a Holanda é um país baixo?
Para que é indicado o magnesio Dimalato?
Como faço para reabrir um processo arquivado?
Quem representa a pessoa jurídica?
O que é esfinge no Egito antigo?
Quais serão as próximas potências mundiais?
O que acontece se ficar sozinho por muito tempo?
O que precisa para dar banho em um passarinho?
Quais as principais características econômicas da América Central?
Quais os 4 sistemas e sua função que compõem a colheitadeira?
O que é a introdução de um artigo?
Como saber se tenho fezes acumuladas?