Define-se como matriz transposta uma matriz qualquer resultante da troca ordenada das linhas pelas colunas de uma matriz chamada de original. Matematicamente, uma transposta de uma matriz é representada por: A = At.
A matriz transposta de uma matriz , de ordem m × n , é a matriz que tem por colunas as linhas de . Consequentemente, é uma matriz de ordem n × m .
A transposta de uma matriz A é uma matriz que apresenta os mesmos elementos de A, só que colocados em uma posição diferente. Ela é obtida transportando-se ordenadamente os elementos das linhas de A para as colunas da transposta. Portanto, dada uma matriz A = (aij)m x n a transposta de A é At = (a ji) n x m.
Para encontrar a matriz transposta, basta trocar a posição das linhas e colunas da matriz A. O que for a primeira linha da matriz A será a primeira coluna da matriz transposta At, a segunda linha da matriz A será a segunda coluna da matriz At, e assim sucessivamente.
At: A transposta multiplicação da matriz A pela matriz B é igual ao produto da transposta de B pela transposta de A; det(A) = det(At): O determinante de A é o mesmo determinante da sua transposta At.
37 curiosidades que você vai gostar
As propriedades podem facilitar o cálculo dos determinantes e até dispensar as contas em algumas situações. Existem várias técnicas utilizadas para calcular o determinante de uma matriz, entre elas estão: Regra de Sarrus, Teorema de Laplace, Teorema de Jacobi, Teorema de Binet e a Regra de Chió.
O determinante é calculado em três passos: primeiro, multiplicamos os valores da diagonal principal; segundo, multiplicamos os valores da diagonal secundária; e, terceiro, subtraímos o produto da diagonal secundária do produto da diagonal principal.
Multiplicação de matrizes
Para realizar a multiplicação, o número de colunas da primeira matriz deve ser igual ao número de linhas da segunda. A matriz produto (que vem da multiplicação) possui ordem dada pela quantidade de linhas da primeira e quantidade de colunas da segunda.
Matriz é uma tabela organizada em linhas e colunas no formato m x n, onde m representa o número de linhas (horizontal) e n o número de colunas (vertical). A função das matrizes é relacionar dados numéricos.
Não existe definição para divisão de matriz. Em vez disso, multiplique a primeira matriz pelo inverso da segunda. Reescreva o problema [A] ÷ [B] como [A] * [B]-1 ou [B]-1 * [A]. Se a matriz [B] não for quadrada ou se o determinante dela for igual a zero, escreva "não existe uma única solução".
A matriz inversa ou matriz invertível é um tipo de matriz quadrada, ou seja, que possui o mesmo número de linhas (m) e colunas (n). Ela ocorre quando o produto de duas matrizes resulta numa matriz identidade de mesma ordem (mesmo número de linhas e colunas).
trans·pos·to |ô|
Que mudou de lugar, que foi alterado na ordem ou colocação. Plural: transpostos |ó|.
São classificadas em: matriz linha, coluna, nula, quadrada, transposta, oposta, identidade, inversa e iguais.
Seja A uma matriz quadrada de ordem 3, ou seja, uma matriz com 3 linhas e 3 colunas.
Para que duas ou mais matrizes sejam consideradas iguais elas devem obedecer a algumas regras: Devem ter a mesma ordem, ou seja, o mesmo número de linhas e o mesmo número de colunas. Os elementos devem ser iguais aos seus correspondentes.
Propriedades da adição de matrizes
Comutativa: A + B = B + A. Associativa: (A + B) + C = A + (B + C) Elemento neutro: A + N = N + A = A. Elemento oposto: A + (-A) = (-A) + A = N.
Uma matriz também pode ser representada da forma compacta:Matriz Linha. É chamada de matriz linha, aquela que é composta apenas por uma linha, ou seja, m=1.Matriz Coluna. ... Matriz Quadrada. ... Matriz Nula. ... Matriz Diagonal. ... Matriz Identidade ou Unitária. ... Notação Importante. ... Formando uma Matriz.
Matriz é uma tabela formada por números reais, dispostos em linhas e colunas. Os números que aparecem na matriz são chamados de elementos.
Se A possuir duas linhas e colunas (A2 x 2), então o determinante (det A2 x 2) será dado pela diferença entre os produtos da diagonal principal da matriz A pelo produto dos elementos que compõem a sua diagonal secundária. Veja abaixo como é feito o cálculo do determinante de uma matriz 2 por 2 (A 2 X 2).
Determinantes de 2.
As matrizes de Ordem 2 ou matriz 2x2, são aquelas que apresentam duas linhas e duas colunas. O determinante de uma matriz desse tipo é calculado, primeiro multiplicando os valores constantes nas diagonais, uma principal e outra secundária.
Seu cálculo, portanto, se dá pela diferença do produto dos números da diagonal principal com o produto dos números da diagonal secundária. Para identificar seu determinante, deve usar a regra de Sarrus. Representa-se a matriz em forma de determinante e repete as duas primeiras colunas.
Os determinantes possessivos são os seguintes: meu/s, minha/s; teu/s; tua/s; seu/s, sua/s; nosso/s; nossa/s; vosso/s; vossa/s): "Tens o meu livro?". Relativamente aos determinantes indefinidos temos os seguintes: certos/s, certa/s; outro/s, outra/s: "Certas profissões são perigosas".
Caso ocorra igualdade de elementos entre duas linhas ou duas colunas, o determinante dessa matriz será nulo. Verificadas em uma matriz duas linhas ou duas colunas com elementos de valores proporcionais, o determinante terá valor igual à zero.
Onde se encontra rochas ígneas?
Como usar o tonalizante prata?
O que é cristal do fogo financeiro?
Como sair de uma fase depressiva?
O que é um choque cardiogênico?
Quem é mais forte Goku ou Saitama?
O que é a Teoria da Burocracia?
Quando o protesto é necessário?
O que cabe após o agravo interno?
Quanto custa um New Beetle 2007?
Como enviar pela Jadlog pessoa física?
Quanto ganha um desenvolvedor Front-end nos EUA?
Em que ano Mário Quintana nasceu e morreu?