O que é ação monitória no CPC?

Pergunta de Érica Loureiro de Pires em 31-05-2022
(40 votos)

A ação monitória é um procedimento especial de cobrança, previsto nos artigos 700 a 702 do Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15), que possibilita ao autor de uma ação um caminho menos moroso para a obtenção de um crédito ou de um bem daquele que o deve.

É cabível a ação monitória quando?

A ação monitória é cabível por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, nas situações: para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; entrega de um bem móvel ou imóvel; e o adimplemento de obrigação de fazer ou não fazer.


O que são ação monitória?

A ação monitória possibilita que o credor, munido de prova escrita sem eficácia de título executivo, pleiteie a condenação do devedor: (i) ao pagamento de quantia em dinheiro; (ii) à entrega de coisa fungível ou infungível, de bem móvel ou imóvel[1]; ou (iii) ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer (art.

Quais as principais características da ação monitória?

Atualmente, disciplinada nos artigos 700 a 702, do Novo Código de Processo Civil, a ação monitória tem como característica principal a oportunidade concedida ao credor, munido de uma prova escrita representativa de um crédito, abreviar o iter processual para a formação de um título executivo judicial.

Qual o recurso cabível contra ação monitória?

O recurso cabível contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória está previsto no parágrafo 9º do artigo 702 do CPC/2015. De forma explícita, estatui que contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória “cabe, portanto, apelação“.

AÇÃO MONITÓRIA NO CPC - Aula Completa


22 curiosidades que você vai gostar

O que alegar em embargos à ação monitória?

Diversas são as matérias passíveis de veiculação nos Embargos à Monitória. Como a impropriedade da prova escrita que fundamenta a ação, impertinência deste meio processual para cobrança. Inexistência da dívida, erro na cobrança, excesso do valor pleiteado, dentre outras matérias cabíveis neste meio amplo de defesa.

Qual o prazo para embargos à ação monitória?

O também inovador parágrafo 5º do artigo 702 do Novo CPC, é auto-explicativo, dispensando maiores comentários, deixando, o legislador, expressamente consignado, que o autor será intimado para responder os embargos à ação monitória no prazo de quinze dias.

Qual a natureza jurídica da ação monitória?

Natureza Jurídica: A ação monitória é ação de conhecimento, condenatória, com procedimento especial, como retro exposto, de cognição sumária e de execução sem título. ... Inúmeros são os casos onde é cabível a ação monitória.

O que acontece se não pagar uma ação Monitória?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.



Outras questões

Qual o melhor chá para quem tem triglicérides?

Quais exames fazer depois do sexo?

O que os Esporângios liberam?

O que a liberdade traz consigo?

Como formatar textbox para moeda C#?

Qual é a maior TV Smart?

Quais medicamentos não tomar com fluoxetina?

Qual é a diferença entre legalidade e legitimidade?

Qual é a medida de um litro de vinho?

Qual a função do capitão de mar e guerra?

Quando um servidor pode ser transferido?

Como receber SMS do Banco Itaú?

Como calcular idade gestacional pelo CCN?

Pode encher os balões da festa um dia antes?

Quais as características da força que determinam seus efeitos?

Como a sociedade vê a figura do professor hoje?

O que é um fichamento exemplo?

Como bloquear memórias ruins?

Quem foi Rousseau e o que ele defendia?

É normal se sentir mal depois da terapia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com