O que é ação monitória no CPC?

Pergunta de Érica Loureiro de Pires em 31-05-2022
(40 votos)

A ação monitória é um procedimento especial de cobrança, previsto nos artigos 700 a 702 do Novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15), que possibilita ao autor de uma ação um caminho menos moroso para a obtenção de um crédito ou de um bem daquele que o deve.

É cabível a ação monitória quando?

A ação monitória é cabível por quem detém prova escrita, mas sem eficácia executiva, nas situações: para exigir do devedor o pagamento de quantia em dinheiro; a entrega de coisa fungível ou infungível; entrega de um bem móvel ou imóvel; e o adimplemento de obrigação de fazer ou não fazer.


O que são ação monitória?

A ação monitória possibilita que o credor, munido de prova escrita sem eficácia de título executivo, pleiteie a condenação do devedor: (i) ao pagamento de quantia em dinheiro; (ii) à entrega de coisa fungível ou infungível, de bem móvel ou imóvel[1]; ou (iii) ao adimplemento de obrigação de fazer ou de não fazer (art.

Quais as principais características da ação monitória?

Atualmente, disciplinada nos artigos 700 a 702, do Novo Código de Processo Civil, a ação monitória tem como característica principal a oportunidade concedida ao credor, munido de uma prova escrita representativa de um crédito, abreviar o iter processual para a formação de um título executivo judicial.

Qual o recurso cabível contra ação monitória?

O recurso cabível contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória está previsto no parágrafo 9º do artigo 702 do CPC/2015. De forma explícita, estatui que contra a sentença que acolhe ou rejeita os embargos à ação monitória “cabe, portanto, apelação“.

AÇÃO MONITÓRIA NO CPC - Aula Completa


22 curiosidades que você vai gostar

O que alegar em embargos à ação monitória?

Diversas são as matérias passíveis de veiculação nos Embargos à Monitória. Como a impropriedade da prova escrita que fundamenta a ação, impertinência deste meio processual para cobrança. Inexistência da dívida, erro na cobrança, excesso do valor pleiteado, dentre outras matérias cabíveis neste meio amplo de defesa.

Qual o prazo para embargos à ação monitória?

O também inovador parágrafo 5º do artigo 702 do Novo CPC, é auto-explicativo, dispensando maiores comentários, deixando, o legislador, expressamente consignado, que o autor será intimado para responder os embargos à ação monitória no prazo de quinze dias.

Qual a natureza jurídica da ação monitória?

Natureza Jurídica: A ação monitória é ação de conhecimento, condenatória, com procedimento especial, como retro exposto, de cognição sumária e de execução sem título. ... Inúmeros são os casos onde é cabível a ação monitória.

O que acontece se não pagar uma ação Monitória?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.



Outras questões

O que tem na perna do House?

Como surgiu o Herbie?

Como o Halloween é conhecido no Brasil?

Como é dividida a população ocupada?

Como tirar a ferrugem do radiador?

Como o Homem-formiga virou formiga?

O que o Gaara tem tatuado na testa?

Como o Maps calcula o tempo?

Quais as principais características da molécula de DNA?

O que acontece com Homem-formiga?

Como DJ idealiza seus sets?

Como o Cebolinha fala quero?

Quem trabalha no domingo ganha mais?

Como funciona o sistema de esgoto de uma cidade?

Como são as aulas de cursos à distância?

Como é feito o depósito judicial?

Quando cabem embargos à execução?

Como suportar colega de trabalho?

Como funciona o Yasuo?

Como funciona o serviço de malote?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com