A intoxicação alimentar, também conhecida por gastrintestinal (gastroenterocolite aguda), é causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus.
Entre os sintomas mais comuns de infecção alimentar, podemos destacar:
A intoxicação alimentar é causada por certas bactérias, vírus, parasitas ou toxinas, incluindo:
Pode parecer simples, mas requer atenção, porque em casos graves, a intoxicação é capaz de provocar a morte. "Indisposição acompanhada de vômitos, dores de estômago e diarreia após a ingestão de alimentos, pode ter como causa a contaminação por certas bactérias nocivas.
Os exames mais comuns para confirmar a suspeita de intoxicação alimentar são o hemograma e os exames microscópicos de fezes, que permitem visualizar anormalidades nos dejetos do paciente.
Os primeiros sintomas podem ocorrer horas após a ingestão do alimento contaminado, no entanto, em casos extraordinários, podem levar dias ou até semanas para que os incômodos apareçam. O ciclo da intoxicação alimentar pode durar de 2 dias a 2 semanas, tudo dependerá do organismo contaminado.
É um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias e vírus ou por suas respectivas toxinas, ou ainda de forma menos habitual por fungos, parasitas ou por componentes tóxicos e produtos químicos.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas sintomas intensos tendem a indicar um quadro de infecção alimentar. Ela acontece quando ingerimos micro-organismos nocivos presentes na água ou nos alimentos. Ao contrário do que muitos pensam, não basta adotar hábitos saudáveis com foco em uma dieta equilibrada.
Exemplos de bactérias causadoras de Toxinfecção alimentar: Vibrio cholerae, Clostridium perfringens, Escherichia coli e Bacillus cereus . Infecção alimentar - causada por ingestão de microrganismos patogênicos que se multiplicam no trato gastro-intestinal, como Salmonella.
Quando se tem uma infecção, os sintomas comuns são diarreia, febre, calafrios e dores de estômago. Quando se tem uma intoxicação alimentar, esta aparece como vómito e náusea. A infecção depende da interacção que se tem com a comida. No caso da carne, existem microrganismos que podem estar no animal enquanto este está vivo.
Alguns exemplos de agentes que podem infectar um alimento são Campylobacter, Salmonella e E. coli. Frutas e vegetais frescos podem ser contaminados se forem lavados ou irrigados com água contaminada por dejetos de animais ou esgoto humano. É muito comum a transmissão de bactérias como o E. coli em água contaminada com fezes. NÃO PARE AGORA...
Quando há omissão na sentença?
Como entrar em contato com a rodoviária de Brasília?
Quem é o mais forte do clã Uzumaki?
São admitidos na Lei 9.605 98?
Qual o melhor Infoproduto para vender como afiliado?
Quais são os benefícios fiscais?
Quais são as empresas do primeiro setor?
O que fazer numa conexão em Istambul?
O quê Yamato quer com o Luffy?
Porque francês é a língua do amor?
Qual a melhor posição para dormir quando está gripado?