A inflação é um conceito econômico que representa o aumento persistente e generalizado do preço de uma cesta de produtos em um país ou região durante um período definido de tempo. ... Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre a estabilização dos preços, e assim, o valor dos produtos não aumenta.
No Brasil, a hiperinflação ocorreu nos anos 80 e início dos anos 90, quando a inflação galopante chegou a superar os 80% ao mês – sim, ao mês. Ou seja, o mesmo produto chegava a quase dobrar de preço de um mês para o outro.
"A inflação pode ter uma causa monetária (impressão de dinheiro pelo governo), pode ter causas psicológicas (agentes ajustam o preço porque acham que outro também vai ajustar) e pode ter uma causa real (um desajuste entre a oferta e a demanda por bens e serviços)."
"A principal causa da inflação é a emissão excessiva de moeda por parte do governo. ... A causa da inflação é o excesso de demanda – quando tem muito gente querendo comprar e não tem produção na mesma intensidade. Outra explicação é o choque de oferta.
Quais são os diferentes tipos de inflação?
A inflação também dificulta o cálculo econômico e cria ineficiência, pois prejudica a tomada de decisão num ambiente de incerteza. Também afeta o comércio. ... "A inflação pode distorcer preços relativos, reduzir investimentos, atrapalhar o planejamento de longo prazo, redistribuir renda, entre outros efeitos nocivos."
A inflação precisa ser mensurada, para que sejam realizados estudos e para que todas as pessoas fiquem cientes da situação econômica de onde vivem, e toda essa medição é feita por meio de índices de inflação, onde os principais utilizados no Brasil são:
A inflação inercial é a que se refere diretamente a ideia da memória inflacionária, e desse modo, o índice visto na atualidade é uma junção da inflação passada e da expectativa de inflação futura e assim, a inflação se mantem em um mesmo patamar, sem se considerar a aceleração inflacionária, sendo assim decorrente de mecanismos de indexação.
Porém, quando realizam essa atividade, a conseqüência é provocar ainda mais o aumento da inflação.
Os dois principais itens que sempre são utilizados para exemplificar esse tipo de inflação são os aumentos dos combustíveis e da energia elétrica, que influenciam diretamente todos os processos de maneira geral.
Como se vestir para festa à noite?
O que acontece se colocar um dente de alho debaixo do travesseiro?
O que fazer para acabar com o mau cheiro da fossa?
Qual cola é mais forte que Super Bonder?
Como secar o cabelo com o secador rápido?
O que fazer para secar os cravos?
Como saber se minha cabra está prenha?
Como saber se a pessoa está no meu destino?
Como saber o sentimento de um homem?
Qual a ligação Intermolecular mais intensa?
Como tratar uma pessoa perturbada?
Como saber se um funcionário está te roubando?