O que é a teoria da imputação?

Pergunta de Vanessa Vieira em 27-05-2022
(4 votos)

A teoria da imputação objetiva traduz que uma conduta ou um resultado normativo será atribuído ao agente que realizou a ação criadora de um risco juridicamente proibido.

O que é teoria da imputação subjetiva?

A exigência de imputação subjetiva quer dizer que em havendo delito doloso ou culposo a consequência jurídica deve ser proporcional ou adequada à gravidade do desvalor da conduta representada pelo dolo ou culpa, que integra, na verdade, o tipo de injusto, e não a culpabilidade.


Como surgiu a teoria da imputação objetiva?

A teoria da imputação objetiva surgiu na década de 70, na Alemanha, com o escopo de aperfeiçoar a teoria da causalidade, dando melhores explicações às questões que o finalismo não consegue resolver [1]. Seus maiores precursores foram Claus Roxim e Günther Jackobs.

O que é imputação objetiva e subjetiva?

Para a imputação objetiva o que é relevante é que a conduta seja intencional, que possa ser reprovada pela culpabilidade. Entretanto, para a imputação subjetiva examina-se o aspecto individual do autor, o que importa é a subjetividade no caso concreto.

O que é déficit de imputação?

Aspectos conceituais exigidos: o “déficit de imputação” do agente instrumento, na autoria mediata, consiste na inexistência de requisito necessário para a punibilidade (lato sensu) do homem da frente (autor imediato) por aquilo que ele executou, tais como ausência de dolo ou a culpa, ausência de tipicidade objetiva (à ...

JURÍDICO - A teoria da imputação objetiva. Por Samer Agi


26 curiosidades que você vai gostar

Qual a teoria adotada para o nexo causal no Código Penal?

Adota-se, no Código Penal Brasileiro, a teoria da equivalência dos antecedentes causais (teoria da equivalência das condições, teoria da condição simples, teoria da condição generalizadora ou da conditio sine qua non): causa é todo fato sem o qual o resultado não teria ocorrido, quando ocorreu e como ocorreu.

Quais as teorias que explicam o nexo de causalidade?

Para o autor, há três principais teorias acerca do nexo causal: a da equivalência das condições, a da causalidade adequada e a que exige que o dano seja consequência imediata do fato que o produziu.

Qual a teoria adotada no sistema penal brasileiro para a relação da causalidade?

- O Código Penal, ao adotar a conditio sine qua non (Teoria dos antecedentes causais) para a aferição entre o comportamento do agente e o resultado, o fez limitando sua amplitude pelo exame do elemento subjetivo (somente assume relevo a causalidade dirigida pela manifestação da vontade do agente - culposa ou ...

O que é um crime preterdoloso?

"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo. Na conduta antecedente, o elemento subjetivo é o dolo, uma vez que o agente quis o resultado.



Outras questões

Qual a posição ideal para amamentar?

Qual o conceito de dieta justifique?

Como é construída uma escala termométrica?

Como é definido a Contabilidade?

Quanto tempo leva para o tomate-cereja dá frutos?

Como pode ser definida a gestão financeira pessoal resposta?

Como a água pode ser classificada?

Qual a importância da coluna de separação na destilação fracionada?

Como plantar e cuidar de espinafre?

Quais pratos típicos você conhece é de qual região seria?

Como são definidos os esportes de campo e taco?

O que fazer para tratar refluxo em bebês?

Como saber se meu mouse está com defeito?

Como deixar o olho saudável?

Como é a árvore de Rambutan?

Como saber se o notebook é falso?

Quais os tipos de inflamação nos olhos?

O que foi o período xogunato?

Como saber se o olho do bebê fica azul?

Como a práxis de Aristóteles pode ser definida?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com