A Taxa Mínima de Atratividade é um conceito muito importante aplicado na análise de investimentos. Trata-se de uma taxa de juros que representa o mínimo que o investidor se propõe a ganhar quando aplica seus recursos, ou o máximo que uma entidade está disposta a pagar quando faz um financiamento.
O cálculo da Taxa Mínima de Atratividade é variável de aplicação para aplicação e por isso não existe uma fórmula para se calcular a TMA. Essa taxa precisa ser decidida pela empresa e por seus gestores, bem como pelos investidores, com base nos índices de mercado.
Para definir a TMA é necessário analisar o quanto de dinheiro será ganho de acordo com o investimento escolhido. Toda escolha é uma renúncia (já dizia o poeta), portanto, o custo de oportunidade está relacionado à remuneração que se obteria pelo capital caso o mesmo fosse aplicado em outra alternativa.
A TMA é o mínimo que um investidor ou empresa deseja ganhar ao fazer um investimento. Também significa a taxa máxima que deseja pagar ao fazer um financiamento. Em resumo, essa taxa designa de forma simples qual é o valor mínimo de retorno sobre um investimento (ROI).
Uma delas, de grande importância, é o Payback. Trata-se de uma forma de medir o tempo de retorno sobre um investimento inicial. Com esse indicador, o proprietário do capital pode avaliar se vale ou não a pena empregar o seu dinheiro em uma determinada situação.
Nesse caso, a Taxa Mínima de Atratividade para o novo investimento é 4,25%, uma vez sem correr riscos ele receberia a mesma rentabilidade em outros investimentos mais conservadores. Como calcular a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)?
A Taxa Mínima de Atratividade é considerada uma excelente ferramenta especialmente na hora de escolher entre as diversas opções de investimento disponíveis. Tanto em níveis estratégicos quanto em financeiros, a TMA é uma das primeiras ferramentas para avaliar a atratividade de um investimento.
Não existe uma fórmula ou um algoritmo para ajudar a encontrar a Taxa Mínima de Atratividade. No entanto, há 3 componentes (ou cenário econômico-financeiro) a serem levados em consideração no cálculo de TMA: #01 - Custo de Oportunidade.
A Taxa Interna de Retorno (TIR) tem como finalidade comparar o investimento inicial e as despesas futuras de um projeto com o retorno potencial que ele pode trazer. Em termos técnicos, mede o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo projeto ao longo da sua vida útil.
Como usar os recursos naturais de forma correta?
O que são e como são formados os meandros?
Como estão classificadas as planícies?
Como comprovar a dependência econômica da esposa?
Como unir duas tabelas no Tableau?
Como fazer uma intoxicação alimentar?
Como comprovar que sou sócio de uma empresa?
Onde se encontra os maciços antigos?
Como contabilizar provisão de IRPJ e CSLL?
O que aconteceria se usássemos 100% do nosso cérebro?
Como é medida a velocidade e a capacidade de uma memória de computador?
Como despertar emoções nas pessoas?
O que significa presença de DNA HPV?
Tem como trocar itens no fortnite?
Como são geralmente formados os blocos econômicos?
Como são marcados os pontos nos jogos Esportes de campo e Taco *?