Um meandro é uma curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.
Segundo os geólogos, o processo de formação de meandros ocorre em três etapas: corrosão, erosão e abrasão. Primeiro, a força da torrente de água ou a pressão hidráulica corrói as margens do rio e libera solo, pedras e rochas. Então, esse material movido pela força da água ajuda a corroer o leito do rio.
Afinal, o que é meandro de um rio? É sinuosidade descrita pelos cursos de água, com harmonia e semelhança, principalmente em áreas de planície, levando-os a se afastarem da sua posição normal, surgindo curvas acentuadas pela ação da erosão na margem côncava (interna) e deposição de detritos na convexa (externa).
1 sinuosidade, curva, ziguezague. De Palavras: 2 rodeio, perífrase. 3 labirinto, complicação, enredo.
1. Que forma meandros, sinuosidades; MEÂNDRICO: sistema fluvial meandrante.
Um sinônimo de subjacente que leva ao fácil entendimento do termo, é a palavra “oculto”, outro sinônimo é: “encoberto”. Por exemplo: “Antes, existia um rio subjacente às pedras”, (Algo que estava escondido ou encoberto em baixo da água, no caso, as pedras).
Um meandro é uma curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.
A palavra “meados”, plural de “meado”, é da família de “meio”, “mear”, “meeiro” etc. “Meado” significa “o que está no meio ou aproximadamente pela metade”, na definição do Houaiss.
meandro. Curva acentuada de um rio que corre em sua planície aluvial e que muda de forma e posição com as variações de maior ou menor energia e carga fluviais durante as várias estações do ano.
Entre os vários tipos de canais fluviais, os meandros constituem a categoria de maior atenção. Considerando que o fluxo se efetue ao longo de um único canal, podemos distinguir quatro categorias; retos, sinuosos, meandrantes e tortuosos, conforme o grau crescente de sinuosidade.
Etimologicamente, a palavra meandro vem do rio Maiandros. Os gregos deram esse nome ao rio porque tinha curvas muito acentuadas em seu canal. Do grego, tornou-se latim como meandro , e hoje é conhecido como meandro. Desde aquela época antiga, as curvas pronunciadas nos rios são identificadas como meandros.
Os meandros geralmente se formam no curso inferior ou médio dos rios; Eles raramente são criados nas fontes ou nos cabeçalhos. Isso ocorre porque é precisamente na parte baixa ou média dos rios onde maior pressão e força traz a corrente. Os meandros podem modificar a paisagem e até mudar o curso de um rio.
É o meandro devidamente incorporado, pois não possui um movimento lateral que causa efeitos significativos. É criado devido ao curso desmedido da corrente em um platô quase plano, sem depressões. As águas correntes produzem cortes profundos no relevo, à medida que o nível base do rio diminui.
Quanto é 500 gramas em fração?
Como transformar tempo em horas?
O que é a distribuição de ações da empresa aos funcionários?
Qual a importância do desenho técnico para o profissional engenheiro agrônomo?
O que conta como stream no Spotify?
O que caracteriza um sistema distribuído?
Como transformar um PNG em vetor no Photoshop?
Como funciona a pontuação do SIS?
Como transformar fração em decimal e Vice-versa?
Como funciona o Migalhas correspondente?
Como transformar kg em litros?
O que é um sistema universalista?
Como é o sistema nervoso de um Nematelminto?
Como usar o temporizador da Amanco?