Para que ocorra a indignidade, é necessário que o herdeiro excluÃdo tenha praticado, em suma, atos contra a vida, contra a honra e contra a liberdade de testar do autor da herança, como já fora citado no artigo 1814 do Código Civil Brasileiro[32].
A Indignidade é a exclusão do sucessor devido ao fato do mesmo ter praticado um ato reprovável contra o autor da herança sendo então punido com a perda do direito hereditário. A indignidade é uma sanção civil que acarreta na perda do direito sucessório.
“ São excluÃdos da sucessão os herdeiros ou legatários: I - que houverem sido autores, coautores ou participes de homicÃdio doloso, ou tentativa desde, contra a pessoa de cuja sucessão se tratar, seu cônjuge, companheiro, ascendente ou descendente.
A lei enumera três hipóteses para que herdeiros ou legatários sejam excluÃdos: 1) participar de crime, ou tentativa de homicÃdio de seu esposo, companheiro, pais, ou filhos; 2) acusar caluniosamente em processo judicial o autor da herança, ou praticar crime contra sua honra, ou de seu esposo; 3) dificultar ou impedir, ...
A ação declaratória de indignidade é uma ação de rito ordinário, onde o herdeiro indigno tem a chance de apresentar defesa, e é justamente por isso que não cabe falar que fere o princÃpio da presunção de inocência.
19 curiosidades que você vai gostar
- Os efeitos da exclusão são pessoais. O herdeiro declarado indigno perderá o direito à herança, não se estendendo a punição, entretanto, aos seus descendentes, que herdarão por estirpe ou representação. Neste caso, os filhos do herdeiro indigno, por exemplo, ocuparão seu lugar na herança.
A indignidade e a deserdação são sanções civis aplicáveis à queles que não se comportaram bem com o autor da herança. Indigno e deserdado são considerados incompatÃveis com a herança. Art. 1.814.
São herdeiros necessários os descendentes, os ascendentes e o cônjuge. Os herdeiros necessários são aqueles que têm direito a parte legÃtima da herança: os descendentes (filho, neto, bisneto) os ascendentes (pai, avô, bisavô) e o cônjuge. Veja tópico Sucessão LegÃtima.
Na indignidade, o autor não manifesta sua vontade, já na deserdação manifesta; Na indignidade é necessária uma tipicidade prescrita em lei que não deixa permanecer com a herança. A deserdação faz com que a vontade esteja vinculada com um tipo que a lei prescreve.
O excluÃdo da sucessão é obrigado a restituir os rendimentos que dos bens da herança houver percebido, mas tem direito a ser indenizado das despesas com a conservação deles. A reabilitação do indigno é o perdão concebido por meio do testamento pelo ofendido, fazendo com que este retorne a herança.
Pode-se afirmar que o instituto da indignidade tem inspiração num princÃpio de ordem ética, uma vez que é repugnável à consciência da sociedade que uma pessoa suceda a outra, extraindo vantagem de seu patrimônio, depois de ter cometido contra esta atos lesivos gravosos.
Assim, de acordo com a atual redação do Código Civil, o Ministério Público pode ajuizar ação pedindo a declaração de indignidade caso o herdeiro ou legatário tenham sido: Autores, coautores ou partÃcipes de homicÃdio doloso (consumado ou tentado)
Na exclusão por indignidade o beneficiário com a transmissão da herança, herdeiro ou legatário, vem a praticar atos atentatórios contra a pessoa ou a honra do autor da herança, ou seus familiares, ou tenta alterar de alguma forma as ações de última vontade do falecido.
Quanto à exclusão da sucessão por indignidade, é correto afirmar que: É excluÃdo da sucessão o herdeiro que praticou crime de lesão corporal seguida de morte contra à quele de cuja sucessão se tratar.
Herdeiro indigno é o que perde o direito à sucessão dos bens por ter sido condenado pelo homicÃdio de quem os possuÃa. É o caso de um filho que mata o pai, e assim perde o direito à herança.
Já a exclusão por deserdação é autorizada pelo autor da herança, ainda em vida, a excluir herdeiros que cometeram ofensas fÃsicas, injúrias e até desamparo. Nesse caso, a aplicação da deserdação é feita decorrente a vontade do autor e deve ser formalizada por testamento.
O principal efeito da deserdação é a privação de toda a parte da herança que caberia aquele que foi deserdado. Somente se o excluÃdo não tiver descendente é que sua parte poderá ser dividida entre os demais herdeiros.
A deserdação consiste na exclusão, ou seja, no afastamento de herdeiro necessário do direito sucessório, por razões subjetivas, de forma que o deserdado é considerado desprovido de moral para receber a herança, diante de atitudes indevidamente praticadas.
O nosso Código Civil prevê em seu artigo 1.818 a reabilitação do Indigno. Essa reabilitação, ou perdão, é o ato em que o autor da herança perdoa o indigno, de forma expressa em uma cédula testamentária. Não há o que se falar em perdão se este não for dentro de um testamento.
Os herdeiros legÃtimos dividem-se em herdeiros necessários e herdeiros facultativos. Os necessários são ascendentes, descendentes e cônjuge ou companheiro sobrevivente. São considerados ascendentes os pais, os avós e os bisavós. Já os ascendentes são os filhos, os netos, os bisnetos.
A nova ordem de vocação hereditária, portanto, prevê a concorrência dos descendentes e dos ascendentes com o cônjuge, estabelecendo o seguinte: descendentes e cônjuge ou companheiro, ascendentes e cônjuge ou companheiro, cônjuge sozinho, colaterais até o quarto grau e companheiro e, por fim, o companheiro sozinho.
Os herdeiros legais são tanto os descendentes como os ascendentes. Assim, pais, avós, filhos e cônjuges são os mais comuns em uma partilha de bens. Em geral, a herança ficará com os parentes mais próximos, do ponto de vista legal. Se o falecido não tiver filhos, os pais e o cônjuge herdarão partes iguais.
DESERDACAO. Ocorre quando o testador por algum motivo priva um herdeiro necessário de seus bens, inclusive de suas legÃtimas (parte da herança que cabe ao herdeiro), por meio de cláusula testamentária.
Para a efetivação da deserdação, após a morte do autor da herança um interessado qualquer ajuizará no prazo de 04 (quatro) anos, a contar da abertura do testamento, Ação Declaratória de Deserdação, onde deverá elaborar provas a fim de ser declarada a deserdação.
Herdeiro indigno é o que perde o direito à sucessão dos bens por ter sido condenado pelo homicÃdio de quem os possuÃa. É o caso de um filho que mata o pai, e assim perde o direito à herança.
Qual é a maior metrópole do Brasil?
Quantas pessoas com deficiência existem no Brasil 2020?
Como transformar texto em formato de livro?
O que acontece se misturar bicarbonato e vinagre?
Como conseguir poste de luz de graça?
Como executar um arquivo APK no PC?
Quais são as ervas para abrir caminhos?
Quais as principais sÃndromes geriátricas?
Quais são os nÃveis de desenvolvimento Segundo Vygotsky?
Como ver se tenho dinheiro na nota fiscal?
Quais as caracterÃsticas da carreira em Y?
O que é empréstimo RMC do INSS?