O flamenco é a música, o canto e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espanha, assim como a Múrcia e Estremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.
Na dança flamenca, os dançarinos homens geralmente enfatizam o movimento dos pés, como no zapateado e no taconeo (movimento com os calcanhares). Já as dançarinas mulheres executam mais movimentos expressivos com as mãos, os braços e o tronco. Elas costumam vestir saias longas e volumosas, com muitos babados.
A Arte Flamenca não pertence a nenhuma cultura especificamente. ... A convivência sócio-econômica e cultural de alguns povos, entre eles árabes, judeus, ciganos de origem hindu, e o povo nativo da Andalucia, provocou essa manifestação cultural que não encontra parentesco em nenhum outro lugar do mundo.
A cultura do flamenco é originária da Andaluzia em Espanha, mas tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.
Com influência árabe, judaica e cigana, o flamenco está presente na identidade do povo andaluz e é considerado um ícone da cultura espanhola. Em 2010 foi eleito como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A dança típica da Espanha está mais precisamente relacionada a comunidade autônoma de Andaluzia. Ela é mundialmente conhecida por ser usada em filmes de romance, onde apela para a sensualidade e desejo e traz aos espectadores muita emoção e calor.
Origem do flamenco É uma manifestação cultural que está relacionada a comunidade autônoma de Andaluzia, a cidade de Múrcia e a região de Estremadura, possuindo influência árabe, judaica e cigana. Ele surgiu nos bairros pobres ciganos e com o tempo acabou perdendo detalhes importantes de sua história.
A dança flamenca é um espetáculo intenso e de muita beleza. Os passos firmes e elegantes e a coreografia em conjunto com a música imprimem a essa arte uma beleza hipnotizante. Além disso, ainda há as roupas, acessórios e maquiagens, extravagantes e sensuais.
Em decorrência dessa trajetória difícil, a música e a dança flamenca transmitem demasiada emoção, retratando o espírito arrebatador das lutas, o orgulho de suas origens, as dores e alegrias do povo. Essa expressão cultural teve por muito tempo pouquíssimo reconhecimento e apenas nos últimos 200 anos ganhou projeção.
Uma das mais extensas listas de dançarinos do passado e do presente pode ser encontrada em Andulucia.com. Com bailarinos como José Greco como exemplo, o mundo do flamenco continua a florescer. Nascido em 1918, ele ainda estava no palco aos setenta e sete anos.
Fotografia de Emilio Beauchy, aproximadamente 1885. Sevilha, Espanha. A princípio, o flamenco era constituído apenas do canto ( cante ). Com o tempo foi ganhando outros elementos, como as palmas, o violão ou guitarra ( toque ), o sapateado e a dança ( baile ).
Como organizar um casamento no campo?
Como organizar um seminário passo a passo?
Como os índios marcavam a passagem do tempo?
Como incluir alunos com deficiência intelectual na sala de aula?
Como fazer uma festa de casamento civil?
Como os óvulos são produzidos?
Como organizar metas no papel?
Como funciona a bomba de roda d'água?
Como organizar escritório pequeno em casa?
Como funciona o setor de compras dentro de uma organização?
Como cobrar serviços de topografia?
Como se nomeia o ângulo obtido com as semirretas traçadas *?
Como incluir cadeirantes na educação física?
Qual a melhor versão do GTA 5 para PC?