Os neutrófilos são a primeira linha de defesa do organismo: fagocitam, matam e digerem fungos e bactérias. Os fagócitos atuam na inflamação, processo no qual há resposta do tecido no local da lesão.
Os neutrófilos são células muito importantes contra a invasão de microrganismos. Eles têm como principal função fagocitar bactérias e outros microrganismos que invadem nosso corpo.
Os neutrófilos são um tipo de glóbulo branco que atua como a principal defesa do corpo contra infecções bacterianas agudas e certas infecções fúngicas. Os neutrófilos normalmente constituem cerca de 45 a 75% de todos os glóbulos brancos na corrente sanguínea.
Neutrófilos baixos pode ser consequência de infecção, doenças do sangue, alcoolismo, uso de alguns medicamentos, quimioterapia, estresse, entre outras causas. O nível de neutrófilos no sangue fica baixo quando há uma rápida utilização ou destruição dessas células ou uma produção insuficiente das mesmas.
A quantidade aproximada de neutrófilos em um adulto é de 2.300 a 8.100 por mm³. O aumento no número de neutrófilos, a neutrofilia, geralmente indica uma infecção bacteriana. Há, porém, exemplos de neutrofilia benigna associada ao estresse, prática elevada de exercícios físicos, ou até mesmo ingestão de medicamentos à base de cortisona e epinefrina.
A produção e circulação de neutrófilos, sua migração para os tecidos e a fagocitose de bactérias são razoavelmente bem conhecidos e servem como modelo da dinâmica dos granulócitos. Eosinófilos representam até 3 – 5% dos leucócitos em circulação.
Processo de maturação do neutrófilo Cerca de 1x1011 neutrófilos são produzidos por dia pelo ser humano e possuem um tempo curto de vida na circulação (aproximadamente 6 horas). Após esse período, sofrem apoptose e são fagocitados por macrófagos residentes no fígado ou no baço (quando não são recrutados para o sítio inflamatório).
O citoplasma dos neutrófilos apresenta grânulos azurófilos (primários) e específicos (secundários). Enquanto os grânulos primários possuem em sua composição a fosfatase ácida, elastase, colagenase, mieloperoxidase, lisozima, e proteínas antibacterianas catiônicas, os grânulos específicos contêm lisozima, fosfatase alcalina ...