INSERÇÃO DO ALUNO De acordo com Detzel et al. (2011 apud FREITAS, 2017), para que haja a inclusão desse aluno cadeirante, deve-se investir em equipamentos e profissionais capacitados na área de Educação Física, para inserção do mesmo em aula.
A educação física adaptada é uma subdivisão da educação física convencional, mas o seu principal objetivo é entreter estudantes portadores de algum tipo de limitação física ou psicológica em atividades de esporte e lazer, principalmente dentro da escola.
As dificuldades atribuídas ao aluno com deficiência foram: 1) o sentimento de inferioridade (FIORINI, 2011); 2) faltava constantemente das aulas (RODRIGUES, 2006); 3) o desinteresse em participar das aulas (BRITO; LIMA, 2012; FALKENBACH; LOPES, 2010); 4) a dificuldade para entender e executar as atividades (CRUZ, 2008) ...
ADAPTAÇÕES FÍSICAS PARA ALUNO CADEIRANTE
Alguns exemplos de brincadeiras com uma possível adaptação:
O profissional de Educação Física, ao lidar tanto com alunos ditos normais como com alunos portadores de deficiência, deve ter clareza das suas propostas de trabalho e dos objetivos da aula, a fim de saber estimular os alunos, respeitando as suas individualidades e sabendo utilizar a improvisação para o alcance das ...
Fazer um planejamento para classes com jovens com deficiência exige cuidados especiais. A primeira coisa é conhecer a criança e a família. Esse contato, além de ajudar a saber com quem você vai passar o ano, também orienta sobre os materiais específicos de que pode precisar em aula.
Na modalidade educação física adaptada, os estudantes com deficiência praticam atividades físicas separadamente de seus colegas. Ou seja, não participam das mesmas atividades que os demais estudantes. Na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas.
Melhora na autoestima; Redução do estresse; Prevenção de doenças do coração e respiratórias. Todos benefícios citados podem e ser estendidos aos estudantes que possuem qualquer tipo de deficiência, afinal esses são os efeitos esperados com a Educação Física Inclusiva.
Como resultado observou-se uma maior motivação e uma melhor participação do aluno cadeirante, nas atividades propostas em aula. Conclui-se que dentre outras situações, o fator de maior relevância deve-se ao professor em elaborar e adequar à aula para que esta possibilite a inclusão de alunos cadeirantes.
Educação Física Escolar. INTRODUÇÃO A Educação Física como disciplina curricular do Ensino Fundamental e Ensino Médio, está presente no desenvolvimento do educando em toda sua formação escolar, não sendo diferente também para os alunos de inclusão com deficiência física, mais especificamente, alunos cadeirantes.
E a educação física é uma das melhores disciplinas para isso, pois através de atividades e brincadeiras promove a interação de todos os alunos e cria oportunidades para as pessoas com deficiência mostrarem que também são capazes de evoluir em conjunto.
Os conteúdos estruturantes da Educação Física propostos nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (2008), foram definidos como os conhecimentos de grande amplitude e considerados fundamentais para compreender seu objeto de estudo/ensino, que são: Ginástica, Esportes, Jogos e Brincadeiras, Lutas e Danças.
Quanto custa um gato munchkin?
Quando a capoeira se tornou crime?
Quem é o pai da psiquiatria moderna?
Quanto custa teclado de notebook?
O que quer dizer imunossupressores?
Quais as atitudes de uma pessoa arrogante?
O que é uma função não linear?
Qual o motor do Honda Fit 2016?
O que é uma neurose obsessiva?
Qual a influência de Mercúrio?
O que é uma porta USB energizada?
O que acontece depois de uma audiência?
Quanto é a multa por ter animal silvestre?
O que significa no pneu 175 65?
O que provoca inflamação no colo do útero?
O que dá para fazer com 50 mil reais?