Tipos de respiraçãoRespiração celular.Respiração traqueal.Respiração branquial.Respiração pulmonar.Respiração cutânea.
Há dois tipos de processo de respiração realizados pelo corpo humano, a respiração celular e a respiração pulmonar.
Biologia→ Respiração pulmonar.→ Respiração branquial.→ Respiração cutânea.→ Respiração traqueal.
Índice1) Introdução.2) Relação entre sistema circulatório e respiratório.3) Respiração Celular.4) Respiração Cutânea.5) Respiração Traqueal.6) Respiração Branquial.7) Respiração Pulmonar.8) Respiração das Plantas.
- respiração aeróbica (com utilização de oxigênio). - respiração pulmonar (o ar entra nas cavidades nasais e segue em direção aos pulmões até atingir pequenas estruturas saculiformes denominadas de alvéolos.)
20 curiosidades que você vai gostar
A respiração pulmonar é responsável por garantir que o oxigênio do meio consiga ser absorvido e utilizado pelas células. O corpo humano realiza dois tipos de respiração: a celular e a pulmonar. A primeira é um processo que ocorre no interior das células e é responsável pela obtenção de energia.
A média de um adulto em repouso é de 12 a 20 respirações por minuto. Se um ser humano parado respira menos de 12 vezes ou mais de 25 por minuto, isso pode ser um problema. Asma, ansiedade, pneumonia, insuficiência cardíaca e o uso de entorpecentes podem alterar sua frequência respiratória.
Nos anfíbios, percebe-se que, além da respiração pulmonar, esses organismos necessitam das trocas gasosas realizadas na superfície de seu corpo (respiração cutânea). Em répteis, aves e mamíferos, no entanto, toda a respiração ocorre por meio de pulmões.
Dentre os vários tipos de dispneia, os mais frequentes são a dispneia aos esforços, a dispneia paroxística noturna (DPN), a ortopneia9–11 e, recentemente, foi descrita entre os pacientes com IC a «flexopneia»12.
As taxas de respiração normal para uma pessoa adulta em repouso variam de 12 a 16 respirações por minuto.
Num cão de grande porte, a frequência respiratória aproxima-se das 15 respirações por minuto, enquanto que num cão pequeno costuma situar-se por volta das 25 respirações por minuto. Além disso, quando ainda são cachorros, os cães respiram por volta de 20 vezes por minuto.
A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente.
A respiração dos anelídeos pode ser realizada de diferentes formas. Algumas espécies apresentam respiração cutânea, outras, no entanto, apresentam respiração branquial. Em muitos poliquetas, observa-se a presença de estruturas chamadas de parapódios, que atuam, entre outras funções, como brânquias.
A falta de ar é caracterizada pelo desconforto ou dificuldade para respirar. O termo médico para falta de ar é dispneia. As pessoas descrevem a sensação de diferentes maneiras. Elas podem usar as palavras “respiração curta”, “aperto no meu peito”, “não tenho ar suficiente”, etc.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
Em pessoas com dispneia, os seguintes sintomas merecem atenção especial:Falta de ar durante repouso.Redução do nível de consciência, agitação ou confusão.Desconforto torácico ou a sensação de que o coração está disparado, acelerado ou pulou um batimento (palpitações)Perda de peso.Suores noturnos.
Ortopneia é a dificuldade respiratória (dispneia) que ocorre quando a pessoa está deitada, fazendo com que a pessoa tenha que dormir elevada na cama (usando vários travesseiros para dormir) ou sentada em uma cadeira. A ortopneia pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca.
Dispneia é o sintoma que caracteriza a sensação subjetiva de desconforto respiratório ou dificuldade para respirar, sendo classificada como aguda ou crônica, quando apresenta duração maior que 30 dias. Sua intensidade varia de acordo com múltiplos fatores, psicológicos, fisiológicos, sociais, entre outros.
No estágio da vida aquática, quando são larvas, os anfíbios respiram por brânquias, como os peixes. Quando adultos, vivem em ambiente terrestre e realizam a respiração pulmonar.
Respiração. Os sapos apresentam duas fases de vida: A fase larval, em ambiente aquático, quando realizam a respiração branquial. E a fase adulta, em ambiente terrestre, quando realizam a respiração pulmonar e a respiração cutânea.
Sistema respiratório
Os anfíbios possuem três estruturas para a respiração: os pulmões, as mucosas da faringe e da boca e a pele. Os pulmões são constituídos de duas bolsas sem divisão interna. Quando ainda em fase larval, respiram por brânquias.
7 - 8 litros de ar por minuto. Isso representa 550 litros de oxigênio puro ao dia. Suficiente para encher 3 banheiras! Um adulto saudável apresenta15 respirações por em repouso.
O adulto normal em repouso respira confortavelmente 12 a 18 vezes por minuto. (Peach, 1998). Em recém-nascidos o valor normal é de 30 a 40 respirações por minuto e em crianças de 25 a 30 respirações por minuto.
Um adulto em repouso respira em média cerca de 16 vezes por minuto (ou 23 mil vezes por dia). Aos 30 anos, você inspirou e expirou aproximadamente 250 milhões de vezes.
A barata respira por 20 aberturas laterais chamadas espiráculos, que levam o ar para o corpo todo. Assim, pode ficar horas sem oxigênio.
Como calcular o peso do metro cúbico?
Quem já foi exonerado pode prestar concurso?
Quais são as plantas halófitas?
Quanto mede o homem mais alto do mundo?
Pode fazer radioterapia todos os dias?
Quem pode sacar seguro de vida?
O que é piloto de avião comercial?
Quais são as vantagens de usar um serviço de e-mail?
Qual é o nome da base Mg OH 2?
Quanto pesa uma telha portuguesa de barro?