O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.
Algumas doenças da hemostasia, tais como deficiência de F XIII, DVW, deficiências leves de fatores da coagulação e deficiências de fatores da via da fibrinólise, podem não apresentar qualquer anormalidade dos quatro testes de triagem descritos.
A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo. A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos que é responsável pela coloração vermelha do sangue.
Existem várias classificações das emoções, atendendo a diferentes critérios. Em geral, o mais utilizado é o que se refere ao momento em que se produzem por primeira vez: 1. Emoções Básicas, Primárias ou Inatas: São aquelas que se apresentam desde o momento do nascimento.
A regulação das emoções tem dois componentes: por um lado é importante regular a experiência emocional, por outro regular a expressão emocional. E é importante, de facto, distingui-los: experienciar uma emoção não implica necessariamente agi-la, e mesmo expressá-la não tem de ser feito de uma forma dura e inapropriada.
Nesse sentido, uma pessoa pode sentir-se triste, animada ou com medo sem saber, exatamente, qual foi o fator gerador para isso. Dessa forma, um passo complementar ao anterior é sempre se questionar quando se sentir de alguma forma diferente, para que forme um mapa mental sobre como as suas emoções se manifestam.
Tendencialmente dicotomizamos as emoções em dois tipos: as agradáveis (como a alegria, o entusiasmo, o amor) e as desagradáveis (como a tristeza, a zanga, o medo, a vergonha). As primeiras são, regra geral, socialmente aceites e incentivadas.