O que diz a CLT sobre periculosidade?

Pergunta de Leonardo Cardoso Magalhães em 30-05-2022
(54 votos)

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

O que diz o artigo 193 da CLT?

193, da CLT, aponta expressamente as atividades que ensejam o reconhecimento do direito à percepção do adicional de periculosidade, quais sejam, a "aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivo".


Qual artigo da CLT que fala sobre periculosidade?

O adicional de periculosidade tem previsão legal no artigo 7, inciso XXII da Constituição Federal, bem como na Consolidação das Leis Trabalhistas, artigo 193 e seguintes, vejamos: Artigo 7º (...) XXIII - Adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; Art.

O que diz o artigo 195 da CLT?

195 da CLT: “A caracterização e a classificação da insalubridade e da periculosidade, segundo as normas do Ministério do Trabalho, far-se-ão através de perícia a cargo de Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho, registrados no Ministério do Trabalho.”

Qual NR fala de periculosidade?

A Norma Regulamentadora 16 afirma que a caracterização da periculosidade ou insalubridade se dá por meio de laudo técnico. Tal laudo técnico precisa ser elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho inscrito no Conselho Regional de Engenharia.

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE.


19 curiosidades que você vai gostar

O que diz a NR 23?

A NR-23 é uma norma regulamentadora que visa determinar quais são as medidas de proteção e combate a incêndios a serem adotadas pelas empresas em todos os casos. Ela traz uma série de disposições que orienta o que deve ser feito para proteger os colaboradores e o patrimônio em caso de incêndio.

O que é periculosidade NR-16?

Podemos dizer que a periculosidade diz respeito a perigos imediatos, ou seja, é um benefício concedido aos profissionais que são expostos a situações de riscos fatais, como uso de explosivos, substâncias inflamáveis ou atuam em locais que estejam constantemente suscetíveis a roubos, por exemplo.

Quando o empregado tem direito ao adicional de transferência?

O adicional de transferência deve ser pago a todos os empregados que forem transferidos para outro local de trabalho de forma temporária e tem por objetivo ajudar o trabalhador a se manter enquanto estiver longe de sua região originária de domicílio.

Quais profissionais têm direito a periculosidade?

Agora vamos ver algumas profissões que dão direito ao adicional de periculosidade:motoboy.eletricista predial.engenheiro elétrico.vigilante/segurança.cabista de rede de telefonia e TV.profissional da escolta armada.



Outras questões

Como ter duas listas de contatos no WhatsApp?

Como desenvolver a inteligência emocional no relacionamento?

São características das obras de poesia de 1930?

Como se caracteriza a linguagem da música?

Como se caracteriza a linguagem do texto Relicario?

Quais são as principais características da indústria brasileira?

Qual o prazo do estado de calamidade pública?

Como se característica a função higienista?

O que foi a crise do czarismo?

Qual o objetivo dos movimentos de guerrilha?

Quais são as habilidades de comunicação?

O que é preciso para ter um dragão barbudo?

Como higienizar clarinete?

O que é dois pontos de internet?

Como ter 2 cachorros em casa?

O que usar para limpar Guarda-roupa MDF?

Como abrir dois Free Fire ao mesmo tempo?

Qual o Estado que o DDD e 41?

Como configurar o Outlook 2007 para 2 contas?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com