O texto da Lei de Cotas prevê a destinação de vagas para estudantes de escolas de públicas e, dentro dessa reserva, algumas vagas são para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. ... Temos aí dois tipos de reserva: Cotas Sociais e Cotas Raciais. Não pare agora...
Como as cotas funcionam? As cotas se referem à reserva de vagas em instituições de ensino com base em critérios étnico-raciais, sociais ou econômicos. Elas foram criadas com a justificativa de aumentar a diversidade dos públicos presentes nas universidades do país.
As instituições têm autonomia para definir o funcionamento do sistema de cotas, por isso existem diversos modelos espalhados pelo país. A prática mais comum é reservar parte das vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.
Mestres em História opinam sobre a polêmica lei aprovada em 2012, que obriga o sistema de cotas nas instituições federais. Os argumentos dos "anti-cotistas". Saiba como funciona a modalidade de cotas mais comum entre as universidades públicas. Entenda o funcionamento das cotas para membros de comunidades indígenas e quilombolas.
A história do sistema de cotas no Brasil não abrange somente negros, mas também indígenas e outros. Todas as instituições federais de ensino superior do país devem oferecer parte de suas vagas para estudantes que se encaixam nos critérios da lei.
Como funciona MEI para diarista?
Como identificar os elementos coesivos?
Como é o funcionamento do sensor LDR?
Quais são os descontos da movida?
O que é o FCO do Banco do Brasil?
Qual o principal objetivo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio?
O que é o estilo de música indie?
Como abrir uma pequena empresa de transportes?
Como montar uma mesa francesa?
Como funciona o plano Medicina do Descomplica?
Que frutas colocar na mesa de natal?