A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.
Dicas de prevenção da apneia do sono
Moderado até 30 eventos por hora. Grave quando for acima de 30 eventos por hora.
Em longo prazo, uma pessoa com apneia do sono é mais propensa a desenvolver hipertensão, diabetes, dentre outras doenças crônicas. No entanto, em casos mais graves, a apneia do sono pode levar à morte por parada cardíaca.
Para identificar a apneia obstrutiva do sono, deve-se notar a presença dos seguintes sintomas:
3 formas naturais para combater Apneia do sono e dormir melhor
Tente dormir de lado para ajudar as vias aéreas a permanecerem abertas, reduzir o ronco e aliviar a apneia leve, de acordo com os especialistas da John Hopkins Medicine.
Ronco e Apneia Durante o sono, um pequeno número de apnéias, geralmente de 7 a 20 por noite, pode aparecer em indivíduos normais. Quando ocorrem com freqüência maior que cinco apneias por hora, ou 30 apneias por noite, são consideradas anormais. Os malefícios da doença decorrem da soma de apneias ao longo de anos.
O principal fator de risco para a apneia do sono é o excesso de peso corporal. Indivíduos com excesso de peso ou obesidade são mais propensos a ter apneia do sono. No entanto, também pode ocorrer em pessoas magras.
“Ninguém morre com falta de ar durante o sono porque os despertares são um mecanismo de defesa”.
A apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem, no mínimo, cinco vezes num período de 60 minutos. Não se trata de um simples ronco. Na apneia, a barulheira noturna é entrecortada por engasgos — e o duro é que muitas vezes o indivíduo nem os percebe enquanto dorme.
A apneia central do sono, por sua vez, é um tipo mais raro, ocasionado por uma alteração na região do cérebro que controla a respiração. Como o excesso de peso é um dos principais desencadeadores da apneia, um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e exercício físico, é essencial para se ver livre do problema.
Esse problema, no entanto, se repete inúmeras vezes ao longo da noite e pode causar sérias complicações. Durante a apneia obstrutiva do sono, a pessoa pode produzir um ronco ou um som semelhante ao sufocamento. O sono irregular impede a pessoa de alcançar o sono profundo, fazendo-a se sentir sonolenta durante o dia.
A síndrome de apneia obstrutiva do sono é uma doença respiratória caracterizada por episódios recorrentes de colapso da faringe. Esses episódios ocorrem durante o sono, condicionando a sua obstrução completa (apneia) ou incompleta (hipopneia).
Como é feito o trabalho voluntário no Brasil?
Como ser um bom filho ou filha?
Qual o valor da franquia Smart Fit?
O que o enfermeiro tem que saber?
O que faz uma secretária de uma clínica?
Como é o sistema legislativo americano?
O que é preciso para ser uma freira?
Como funciona o Queridômetro do BBB 21?
Como lidar com pessoas que gostam de se fazer de vítima?
O que é a metodologia ágil Scrum no gerenciamento de projetos quais seus prós e contras?
O que levar quando vai visitar alguém?