Primeiro acho interessante entendermos porque um vinho pode estragar. O vinho é uma bebida viva, em constante evolução, que nasce, amadurece e morre. Quando engarrafado é ainda um bebida jovem e, alguns podem e devem ser bebidos rapidamente e outros precisam ainda amadurecer e evoluir dentro da garrafa.
Muita Espuma! É um típico sinal de fermentação do vinho mesmo depois de ter sido engarrafado. Pode ter sido também devido à introdução de gás inerte no processo de engarrafamento ou até mesmo depois de aberto (servido nas máquinas por taça).
Oxidado - Madeirizado – Vinhos oxidados tem uma coloração puxada para o marrom. Ficam com gosto seco e amargo, caracterizando o vinho estragado. Vinhos brancos ficam com um cheiro parecido com o de cidra de maçã.
– Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar. Vale ressaltar que o teor de açúcar não agrega maior ou menor qualidade ao vinho, serve apenas pra marcar estilos e atender aos paladares que os desejem.
Isso ocorre quando ele está oxidado. A oxidação nada mais é do que o “envelhecimento” precoce do vinho devido ao contato com o ar.
Se o vinho já tiver perto de 10 anos ou mais, a probabilidade de ter passado do ponto é grande. Aquela máxima de “quanto mais velho o vinho, melhor”, na verdade, vale para pouquíssimos vinhos. A maioria, sejam eles tintos, brancos ou espumantes, é feita para ser bebido enquanto jovem.
Pode acontecer também de o vinho apresentar um aroma avinagrado ou acetato. Isso ocorre quando ele está oxidado.
Como saber se o seu vinho está bom para beber Sábado à noite, você está em casa e quer apreciar um bom vinho. Ao selecionar uma garrafa e abri-la, sente um cheiro estranho. Em seguida, ao degustá-lo, percebe que o sabor está bem diferente do que esperava. Então, chega à seguinte conclusão: vinho estragado!
Mas, você consegue identificar um vinho que está estragado? Para te ajudar, listamos alguns pontos que podem servir como alerta. Dessa forma, antes de apreciar seu vinho ou servi-lo para seus convidados, recomendamos atentar para os itens abaixo:
A paixão de todo enófilo é poder apreciar e degustar o seu vinho. Mas, pode ser que seu vinho apresente algum tipo de problema que atrapalhe a sua degustação. Alguns dos defeitos do vinho não são tão fáceis de serem percebidos, já outros, podemos até conseguir perceber um certo defeito. Vamos aos principais:
Como se formou o estado do antigo Egito?
Em que momento surgiu o Estado Absolutista?
Como saber se o filhote de Rottweiler e cabeça de touro?
O que é relevo e de quais formas se apresenta?
O que usar para revestir paredes?
Como se formou a cidade de Porto Alegre?
Qual o sinônimo de achar e esperar?
Como nasceu o município de Anápolis?
Que tipo de pessoa pode fazer empréstimo?
Quanto ganha se fazer uma quadra na Mega Sena?
Como colocar imagem no TCC ABNT?
O que fazer para descobrir se e homozigoto ou heterozigoto?
Quando e onde se desenvolveram os primeiros núcleos urbanos?
Como posso saber se estou com artrite?
Como foi fundado o município de Marechal Deodoro?
Qual a diferença entre epitélio estratificado pavimentoso Queratinizado e não Queratinizado?