O imóvel do fiador não é garantia de pagamento do aluguel, caso o locador não cumpra a sua obrigação. A garantia é a própria pessoa do fiador. Sendo assim, o fiador não está impedido de vender seus bens e este fato não exclui a fiança. Se ele vendeu, ainda continua sendo ele o garantidor do contrato.
O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel. “Esse comunicado é uma simples notificação de que ele vai deixar de ser fiador”, explica.
A mudança facilitou a desobrigação do fiador no cumprimento de seu papel em algumas circunstâncias no contrato de aluguel residencial. Vamos abordar cada uma delas a seguir.
De maneira geral, o fiador tem como único dever responder pelo pagamento do aluguel atrasado, quando todos os meios de cobrança do valor estiverem esgotados. Ou seja, a partir do momento em que o locatário deixa de pagar o aluguel, o locador pode exigir o pagamento por meio de ação de despejo.
“Nesse caso, não existe nenhum mecanismo legal que proteja o fiador”, afirma Giacon. De maneira geral, o fiador tem como único dever responder pelo pagamento do aluguel atrasado, quando todos os meios de cobrança do valor estiverem esgotados.
Como levantar a mão no zoom 2021?
Que palavra pode substituir valor?
Como é que se escreve pode em inglês?
Como escreve difícil em português?
Como saber a cadeia carbônica?
Como se parecer com o Coringa?
Como usar o primeiro mês grátis do Netflix?
Qual é a importância da água para os seres vivos do ponto de vista da bioquímica?
Como calcular o passo da hélice?
Em que momento da vida de uma célula você acha que pode ocorrer uma mutação?
Por que não tem Dragon Ball Z na Netflix?
O que usar para limpar vidros com maresia?