3 – QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA É o processo de extinção de incêndios em que determinadas substâncias são introduzidas na reação química da combustão com o propósito de inibi-la (EM NÍVEL MOLECULAR).
Uma reação em cadeia é uma sequência de reações provocadas por um elemento ou grupo de elementos que gera novas reações entre elementos possivelmente distintos, tal como ocorre durante a fissão nuclear.
Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Podemos então concluir que para que possamos ter fogo, é necessário que tenhamos os três elementos - COMBUSTÍVEL, CALOR E COMBURENTE – na proporção exata para a queima e se retirarmos qualquer um deles não haverá a combustão.
Reação em cadeia é um termo que faz referência a uma sucessão de reações químicas ou, subprodutos de reações idênticas provindas de um mesmo ponto de reação sem nenhuma interferência aparente no processo até que a atividade reacional se esgote. ... Alguns exemplos de reação em cadeia: Reação de Combustão; Fissão nuclear.
A fissão nuclear é outro tipo de reação em cadeia, pois se baseia no bombardeamento de um núcleo estável com nêutrons. Este, ao tornar-se instável, rompe-se e libera mais nêutrons que irão desestabilizar outros núcleos e tornar o processo contínuo até que não haja mais nêutrons livres ou núcleos estáveis.
Combustão completa: Os produtos formados são dióxido de carbono (CO2(g)) e água (H2O(v)). Esse tipo de reação ocorre quando há um suprimento suficiente de oxigênio. No caso da combustão de hidrocarbonetos, ocorrem a ruptura total da cadeia carbônica e a oxidação total dos átomos de carbono.
O fogo é formado pela união de 3 (três) elementos: calor; comburente e combustível. Esta união é conhecida como "Triângulo do Fogo".
calor; comburente e combustível. É o elemento ativador do fogo, ou seja, que lhe dá vida e intensifica o fenômeno da combustão. O oxigênio é o principal comburente.
Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
O que significa o nome Free Fire em português?
Como declarar que sou parda no Sisu?
O que quer dizer olvidar em português?
Quais metodologias usar na educação infantil?
Quais são as desvantagens de uma empresa?
Como saber Numeracao de roupa nos EUA?
O que é nanotecnologia na estética?
Quais as três funções básicas do néfron?
O que é um processo de 2º grau?
O que passar em cima da massa corrida antes de pintar?