A prevalência é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo.
Já a prevalência se refere ao número de casos existentes de uma doença em um dado momento; é uma “fotografia” sobre a sua ocorrência, sendo assim uma medida estática.
A prevalência é como a descrição de uma fotografia de grupo:Quantas pessoas se conseguem ver? Este número é a sua população.Quantas pessoas têm uma determinada característica (por exemplo, a mesma cor de cabelo)? Este número é utilizado para calcular a prevalência.
A diferença crucial entre as medidas está no delineamento do estudo. No caso da incidência, conta-se o número de eventos novos (oriundo, por exemplo, de um estudo de coorte). Já para prevalência, conta-se o número de eventos existentes (em um estudo transversal, por exemplo).
O ajuste da prevalência real de uma doença, baseando-se em seus valores autorreferidos, é de extrema importância no campo da saúde pública, pois permite a estimação da magnitude da doença na população, de forma mais aproximada da real, aprimorando as informações necessárias para tomadas de decisão.
31 curiosidades que você vai gostar
O que é prevalência
A prevalência refere-se ao número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo. Deste modo, ela determina o número total de casos de uma doença em uma dada população e o impacto que isso tem na sociedade, levando em consideração casos antigos e novos.
É o coeficiente ou taxa de incidência de uma determinada doença para um grupo de pessoas expostas ao mesmo risco limitadas a uma área bem definida.
Assim, por exemplo, o coeficiente de 0,00035 será multiplicado por 100.000 o que o transforma em 35 por 100.000, ou seja, o evento ocorreu 35 vezes (caso, óbito,etc) por 100.000 habitantes.
Fatores que podem aumentar a prevalênciaMaior duração da doença;Aumento da incidência (I);Aumento da sobrevida, sem cura;Imigração de casos ou emigração de pessoas sadias;Melhoria dos recursos diagnósticos;Melhoria do sistema de informação.
A taxa de prevalência (P) é estimada pela fórmula:Número de pessoas com o evento de interesse (infecção, doença, etc.)P =População sob risco de apresentar o evento de interesse em determinado.tempo.
12 sinônimos de prevalência para 1 sentido da palavra prevalência: Característica do que prevalece: 1 preponderância, predomínio, primazia, dominância, domínio, hegemonia, império, predominância, prevalecimento, superioridade, supremacia, vantagem.
O coeficiente de prevalência é igual ao resultado do coeficiente de incidência multiplicado pela duração média da doença (LILIENFELD e LILIENFELD, 1980).
É um indicador complementar à incidência, que mede a quantidade de novos casos em um período de tempo.
Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
O objetivo geral da epidemiologia é reduzir os problemas de saúde na população. Na prática, ela estuda principalmente a ausência de saúde sob as formas de doenças e agravos.
Avançando no tempo, as bases históricas para a formação da epidemiologia moderna são basicamente três eixos: a clínica, a estatística e a medicina social.
Os indicadores mais usados são a esperança de vida ao nascer, fecundidade, natalidade, a estrutura etária e a distribuição por sexo da população.
O envelhecimento populacional, a queda das taxas de fecundidade e as diversas transformações ocorridas na sociedade brasileira, têm trazido novos desafios ao sistema de saúde 15.
A taxa de incidência de dengue foi calculada como o número de casos novos da doença (clássica e hemorrágica) notificados ao Sinan dividido pela população residente no local e ano, multiplicado por 100 mil habitantes.
Como se calcula taxa por 100 mil habitantes dos municípios? Divide-se o número de determinada infração penal ocorrida no município, durante determinado período (geralmente anual), pelo número de habitantes do município. Então, multiplica-se o resultado por 100.000.
1 - DENSIDADE DE INCIDÊNCIA PARA CADA MÊS: N nº de casos durante o mês, dividido por N em risco durante o intervalo. Ex: em agosto, 825 casos (pessoas) estiveram em risco no início do mês, e 800 no final.
Um indicador é algo que serve para indicar (isto é, que mostra algo com sinais ou indícios). O indicador pode ser físico (como um sinal de tráfego/semáforo) ou abstrato (como uma estatística).
Os nove principais indicadores hospitalares são:Taxa de ocupação. ... Intervalo de substituição. ... Tempo médio de permanência. ... Indicadores de rentabilidade. ... Faturamento. ... Satisfação do paciente. ... Avaliação da produtividade clínica. ... Avaliação da produtividade da equipe.
É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período. Veja: As vantagens desse indicador são a simplicidade de seu cálculo e a facilidade de obtenção de seus componentes. Permite comparar o nível de saúde de diferentes regiões ao longo do tempo.
9 doenças mais comuns entre os brasileirosDiabetes. O Brasil é o 5º da lista em um levantamento mundial de países com incidência de diabetes, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). ... Hipertensão. ... Alzheimer. ... Depressão. ... AVC (Acidente Vascular Cerebral) ... Dislipidemia (colesterol alto) ... Câncer. ... Asma.
Como apresentar o tema de um projeto?
Qual a cor que combina com a cor Marsala?
Como é feito o café mais caro do Brasil?
Pode comer ovo depois da cirurgia?
Como saber se a laranja e azeda?
Qual a força de um tratado internacional?
Qual dos seguintes números é divisor de 18?
Quais os efeitos colaterais do diosmin?
Que horas tem ônibus de Congonhas para Guarulhos?
Pode operar com a vesícula inflamada?
Como abrir e editar arquivos XLSX?
Qual a diferença entre água destilada e água deionizada?
Qual parto o médico ganha mais?
Como levar meu cachorro para Holanda?
Quando China volta comprar carne bovina do Brasil?