A esquistossomose, popularmente conhecida como xistose, barriga d´água ou mal do caramujo, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Schistosoma mansoni, que pode ser encontrado em água de rios e lagos e que pode penetrar na pele, causando vermelhidão e coceira na pele, fraqueza e dores musculares, por exemplo.
O tratamento da esquistossomose, para os casos simples, é em dose única e supervisionado feito por meio do medicamento Praziquantel, receitado pelo médico e distribuído gratuitamente pelo Ministério da Saúde.
Alguns remédios caseiros com ação antiparasitária são:
Inicialmente, os trematódeos hepáticos podem não causar sintomas ou, dependendo do tipo e da gravidade da infecção, podem causar febre, calafrios, dor abdominal, dilatação do fígado, náusea, vômito e urticária.
Hoje, quem for infectado pelo schistossoma mansoni não vai conseguir comprar praziquantel na farmácia. Só e somente só o Farmanguinhos, laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), produz o remédio no Brasil. E vende tão somente só para o Ministério da Saúde, que o distribui para postos de saúde pelo país afora.
Após administração oral, o Praziquantel é rápida e completamente absorvido. A concentração plasmática de pico do fármaco inalterado é alcançada em 1 a 2 horas após a administração de 5-50 mg/kg, variando entre 0,05 e 5,0 mcg/mL no sangue periférico.
A esquistossomose, também conhecida como barriga-d'água, é transmitida pelo verme da família Schistosoma, que se espalha na água por causa de caramujos. Ao entrar no corpo, o parasita se instala nos vasos sanguíneos do intestino, do sistema urinário e do fígado e passa a se reproduzir dentro do organismo.
A fase aguda dura em torno de um a dois meses e desaparece através de tratamento específico ou evolui (se não tratada) para a fase crônica, que tem dois estágios principais: forma intestinal ou hépato-intestinal e, a mais grave, forma hepato-esplênica, representada pelo crescimento e endurecimento do fígado e do baço.
Como acelerar o tratamento
Existem dois medicamentos disponíveis para o tratamento da esquistossomose: o praziquantel e a oxamniquina. O praziquantel é encontrado sob a forma de comprimidos de 600 mg, sendo administrado em dose única de 50 mg/kg para adultos e 60 mg/kg para crianças.
A evolução é lenta e, mesmo depois de tratado, o problema pode demorar semanas ou até anos para ir embora. A esquistossomose é perigosa, porque provoca complicações graves nos órgãos que atinge — principalmente dependendo da reação do sistema imunológico e da quantidade de ovos botada pelos vermes.
Aumento do baço. Para evitar o aparecimento dos sintomas mais graves da esquistossomose, é importante que o diagnóstico seja feito, de preferência, ainda na fase aguda da doença. O diagnóstico é feito através do exame de fezes de 3 dias, em que são pesquisados ovos de Schistosoma mansoni.
Qual sintomas de hérnia no umbigo?
Como firmar para o anjo da guarda?
Como é chamado o elemento que provoca a oxidação?
Como fixar uma imagem na tela?
O que é uma série não estacionaria?
Como ir de Búzios a Cabo Frio?
Como fixar mensagens no Gmail?
O que faz uma substância ser mais volátil?
O que colocar na lâmina de citologia?
Como fixar o mármore na parede?
Como colar painel ripado na parede?
Como colocar as letras de madeira na parede?
Tem ônibus de São Paulo para Itupeva?
Como desenvolver uma proposta de intervenção?