A obra A primeira Missa no Brasil (1860) realizada pelo artista catarinense Victor Meirelles trata da representação de um Brasil em vias de colonização.
O quadro representa a primeira missa celebrada no Brasil a partir dos relatos de viagem feitos por Pero Vaz de Caminha. Nele, o momento é representado em uma organização circular em torno da figura principal, o Frei Henrique de Coimbra, que ocupa também o centro físico da tela em um gesto de erguer o cálice.
“Primeira Missa no Brasil” é um dos quadros mais famosos da história da arte brasileira e representa a missa que Pedro Álvares Cabral mandou rezar no domingo de Páscoa, 26 de abril de 1500, no sul do atual estado da Bahia.
Como sugestão de seu mentor intelectual, Manuel de Araújo Porto Alegre, diretor da Academia Imperial, Victor Meirelles pintou sua primeira grande obra “Primeira Missa no Brasil” (1858-1860), da maneira como foi descrita na carta de Pero Vaz de Caminha, que lhe valeu espaço e elogios no prestigioso Salão de Paris de ...
A primeira missa realizada no Brasil ocorreu no dia 26 de abril de 1500 e foi celebrada pelo Frei Henrique de Coimbra, que havia navegado com a comitiva de Cabral em Santa Cruz da Cabrália, na Praia da Coroa Vermelha, no Sul da Bahia.
42 curiosidades que você vai gostar
A primeira missa no Brasil foi celebrada por Henrique de Coimbra, frade e bispo português, no dia 26 de abril de 1500 (6 de maio, no calendário atual), um domingo, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia.
Hoje, porém, sabe-se, que o frade que rezou a primeira missa na terra de Santa Cruz respondia por “frei Henrique Soares” e não “ frei Henrique de Coimbra”.
Entre eles destacam-se: o Panorama Circular da Cidade do Rio de Janeiro, feito na Bélgica, juntamente com Henri Langerock (1830 - 1915) e Entrada da Esquadra Legal no Porto do Rio de Janeiro em 1894, produzida nesse mesmo ano.
A obra de Victor Meirelles pertence à tradição acadêmica brasileira, formada por uma eclética síntese de referências neoclássicas, românticas e realistas, mas o pintor absorveu também influências barrocas e do grupo dos Nazarenos.
As Relações entre imagem e texto na pintura Moema, de Victor Meirelles e no poema épico Caramuru, de José de Santa Rita Durão. ... Inicialmente consideradas como artes irmãs, a pintura e a poesia tiveram, por muito tempo, uma relação estreita, na qual se enfatizava a similaridade entre as duas artes.
Para retratar o encontro entre a civilização cristã dos portugueses e a natureza pagã dos indígenas, Oscar Pereira da Silva se utiliza da aplicação de luzes e zonas brancas e azuis para os portugueses que chegavam, ao mesmo tempo que destina um teor mais pesado e sombrio, com pedras e floresta para representar junto à ...
A missa celebrada por frei Henrique teve a cocelebração de todo o grupo de frades e sacerdotes que integravam a frota no Ilhéu da Coroa Vermelha. A cerimônia foi assistida pelos portugueses e também pelos nativos.
No primeiro domingo desde a chegada dos portugueses ao Brasil, há exatos 521 anos, a primeira missa em terras brasileiras era celebrada. No dia 26 de abril de 1500, o Frei Henrique de Coimbra presidiu a cerimônia na Praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, cidade a 741 km de Salvador.
Realiza pinturas históricas sobre a Guerra do Paraguai. Em 1879, seu quadro Batalha dos Guararapes é apresentado na Exposição Geral de Belas Artes, ao lado de Batalha do Avaí, de Pedro Américo. Pedro Américo e Victor Meirelles são, sem sombra de dúvidas os dois maiores nomes das artes plásticas no Brasil desta época.
A pintura histórica é uma forma de arte que pretende registrar algum acontecimento histórico de uma região ou país. É um gênero mais definido pelo assunto a ser retratado do que pelo estilo artístico.
Predominam na tela as cores preta e ocres, assim como os tons terrosos mais escuros. As montanhas são delineadas em tons de cinza e a vegetação traz muitos tons de verde. O olhar do observador é direcionado para o madeiro, que quase toca a margem superior da tela.
Os termos academicismo e academismo, ou ainda, arte acadêmica, denominam um estilo artístico europeu que existiu entre os séculos 17 e 19, caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.
Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.
“Romeu e Julieta” foi a primeira grande obra de Shakespeare onde fez a personificação do amor irrealizado. Um insípido poema narrativo de Arthur Brooke foi transformado na mais célebre de todas as tragédias de amor. É uma das mais famosas obras do dramaturgo.
Marco da Segunda Missa - Cruz de madeira localizada em frente à Baía Cabrália, entre a Vila de Coroa Vermelha e o rio Mutari. Simboliza a segunda missa rezada no Brasil, oficiada pelo frei Henrique Soares (de Coimbra), em 1 de maio de 1500.
A missa mesmo, a primeira no Brasil, deu-se no Domingo de Páscoa, 26 de abril de 1500, quando afincaram a Cruz no chão macio de um banco de areia em Porto Seguro. O Frei Henrique de Coimbra, um franciscano, oficiou-a todo aparamentado, enquanto a tripulação congregava-se na praia as voltas do altar.
"Daqui ela não sai, em hipótese alguma." O "ela" é a cruz da primeira missa realizada no Brasil. O "aqui" é Braga, cidade do norte de Portugal. O autor da frase é o monsenhor Eduardo de Melo Peixoto, o cônego Melo, deão (presidente) do cabido (corporação de cônegos) metropolitano da catedral da Sé de Braga.