As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos.
A imunidade inata atua em conjunto com a imunidade adaptativa e caracteriza-se pela rápida resposta à agressão, independentemente de estímulo prévio, sendo a primeira linha de defesa do organismo. Seus mecanismos compreendem barreiras físicas, químicas e biológicas, componentes celulares e moléculas solúveis.
A imunidade inata ou natural é a nossa primeira linha de defesa. Esse tipo de imunidade já nasce com a pessoa, representada por barreiras físicas, químicas e biológicas. Veja no quadro a seguir quais são e como elas atuam na defesa do nosso organismo. É a principal barreira que o corpo tem contra agentes patogênicos.
Linhas de defesaBarreiras físicas.Glóbulos brancos.Moléculas, como anticorpos e proteínas do complemento.Órgãos linfoides.
Barreira que determina o limite do corpo com o ambiente externo, a pele equivale a 16% do peso de uma pessoa e, além de proteger e regular a temperatura, realiza outras atividades como o controle do fluxo sanguíneo e preserva o corpo do calor, do frio, da pressão, da dor e do tato.
26 curiosidades que você vai gostar
Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.
Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.
A imunidade adquirida ou adaptativa, apesar de ser a segunda linha de defesa do organismo, possui grande importância, já que é por meio dela que são geradas as células de memória, evitando que infecções pelo mesmo microrganismo ocorram ou, caso ocorram, sejam mais brandas.
A terceira linha de defesa do organismo é chamada imunidade adaptativa ou adquirida. Ela envolve mecanismos que permitem reconhecer, memorizar e responder a um estímulo específico, um antígeno.
Podemos classificar a imunidade de diferentes formas: inata ou adaptativa e ativa ou passiva. A imunidade inata é aquela presente em todos os organismos desde o nascimento, enquanto a adaptativa é aquela que adquirimos durante a vida.
A imunidade adquirida (adaptativa ou específica) não se encontra presente desde o nascimento. É adquirida. O processo de aprendizagem começa quando o sistema imunológico de uma pessoa encontra invasores estranhos e reconhece substâncias não próprias (antígenos).
O sistema imunológico desempenha um importante papel nesse mecanismo de defesa. Ele é constituído por um sistema de células distribuídas numa rede complexa de órgãos, como o fígado, o baço, os gânglios linfáticos, o timo e a medula óssea, e também circulando na corrente sanguínea.
A Resposta Imune Humoral (RIH) é mediada por anticorpos, que são proteínas gamaglobulinas formadas por plasmócitos (linfócitos B). Plasmócito é o linfócito B diferenciado e capaz de secretar anticorpos ativamente.
A defesa do corpo é extremamente organizada. O sistema imunológico é composto por várias células e cada uma exerce uma função específica. Os macrófagos, por exemplo, capturam os invasores e alertam o organismo, enquanto os linfócitos identificam as células estranhas e iniciam a produção de anticorpos.
Já os linfócitos respondem a determinadas proteínas do patógeno. Entrando no tema imunidade celular, as autoras apresentam os linfócitos T, que são tipos de leucócitos (glóbulos brancos) que amadurecem no timo – daí o T do nome –, pequeno órgão intratorácico que se situa abaixo do esterno e à frente do coração.
Os linfócitos diz respeito às células que fazem parte do sistema imunológico, denominadas também de glóbulos brancos. Eles são responsáveis pela defesa do organismo e atuam na destruição de agentes infecciosos. Existem dois principais tipos dessas células que são: linfócitos T e os linfócitos B.
Imunidade inata
Como exemplos de componentes do sistema imune inato podem ser citados as células fagocíticas e sentinelas, o sistema complemento, as citocinas e as células natural killer (NK).
Os receptores do tipo Toll são uma classe de receptores relacionados à imunidade inata localizados na membrana plasmática ou estruturas endossomais, estão presentes em células endoteliais, macrófagos, neutrófilos, linfócitos B, além de outros grupos celulares.
A imunidade adquirida ainda pode ser classificada em imunidade ativa e imunidade passiva. A imunidade ativa é aquela que é induzida pela exposição a um antígeno. Assim, o indivíduo imunizado tem um papel ativo na resposta ao antígeno.
O sistema linfoide incluem os órgãos linfoides primários e secundários. Os órgãos linfoides primários produzem os componentes celulares do sistema imunológico. Eles são (1) medula óssea e (2) o timo. Os órgãos linfoides secundários são os locais onde ocorrem as respostas imunológicas.
Os linfócitos B são responsáveis por uma modalidade de defesa chamada Imunidade Humoral. Não formam clones. Cada vez que detectam a presença de agentes com antígenos estranhos, transformam-se inicialmente e células maiores chamadas plasmoblastos.
Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.
Órgãos vitais do corpo humano. Apesar de todos os órgãos terem funções importantes, existem cinco que exercem um papel vital. Cérebro, coração, rins, fígado e pulmões trabalham no comando e na condução de líquidos e nutrientes pelo corpo.
1 - O apêndice
Provavelmente é a parte "invisível" do corpo mais conhecida por todos.
Estes são alguns dos "órgãos não vitais".Baço. Este órgão está situado na parte posterior esquerda do abdômen, debaixo das costelas. ... Estômago. ... Órgãos reprodutores. ... Cólon. ... Vesícula biliar. ... Apêndice. ... Rins.
O que é um assistente administrativo?
O que são bonificações de uma ação?
Como provar o amor por uma pessoa?
Quais são as principais emergências pediátricas?
O que pode ser feito para conter a poluição que as indústrias causam ao meio ambiente?
Como saber se vou receber Auxílio Emergencial em dezembro?
Quais são os 25 países mais confiáveis para investimento?
Como se resolve um determinante de ordem 3?
O que é o processo de formação de palavras?
Como conseguir o histórico escolar em PDF?
O que brincar em dias de chuva?
O que são proteinas e suas funções?
Porque a Elizabeth virou rainha?
Que horas Cai o lançamento futuro do Bradesco?
Porque o peixe bolha é tão feio?