Para transformar grafite em diamante, é preciso aplicar pressões e temperaturas enormes. Porém, uma vez formado, ele tende a voltar para a forma de grafite. Mas vamos ter calma! Isso não significa que parte do seu anel com um lindo diamante irá virar "carvão" do dia para a noite.
Em suma, o diamante nada mais é que carvão sob alta pressão, durante um longo período de tempo. Em sua estrutura molecular são praticamente a mesma coisa, tudo é carbono. O que torna um mais resistente que o outro é sua estrutura, ou seja, como os carbonos estão relacionados entre si.
Uma vez formado, ele pode levar mais 1000 anos ou mais para o diamante chegar à superfície da terra.
Os diamantes são formados na base da crosta terrestre, a pelo menos 150 quilômetros de profundidade. Para que se formem, é necessário que estejam em um ambiente estável, com temperaturas de 13º C e determinadas condições de pressão. Com a movimentação no interior da Terra, há liberação de energia.
Dan Frost criou altas pressões em um aparelho de laboratório e colocou hidrogênio (presente na água que bebemos) e uma quantidade de pasta de amendoim. Depois de algum tempo esperando ele acabou tendo problemas com o experimento, mas o resultado já estava posto! Ele conseguiu converter pasta de amendoim em diamante!
Como isso é possível? O método mais tradicional para fazer diamante em laboratório é chamado de HPHT, a sigla em inglês para alta pressão e alta temperatura. Como cerca de 99,95% dos diamantes naturais são feitos de carbono, a ideia é colocar um material feito de carbono sob alta pressão e temperatura.
Carvão e diamante são substâncias que têm a mesma composição, mas valores extremamente diferentes. ... Na verdade, a semelhança entre diamante e carvão limita-se apenas ao fato de que o carvão é um mineral rico em carbono e os diamantes também são feitos de carbono.
O diamante e o carvão são feitos do mesmo elemento químico - carbono - e têm a mesma composição. No entanto, o diamante é translúcido e brilhante enquanto o carvão é opaco e escuro. O diamante é um dos mais duros materiais do planeta, enquanto o carvão esfarela-se com um mero esfregão de um dedo.
Veja que são necessários 2 kJ para transformar a grafite em diamante, que é a mesma energia necessária para vaporizar 1 g de água.
2) Sua formação demora alguns milhões de anos, num processo de resfriamento do magma e de formação da crosta terrestre. Calcula-se que a primeira erupção que fez surgir os diamantes ocorreu a 2,5 bilhões de anos e a mais recente há 45 milhões de anos.
Ambos são minerais formados quase que exclusivamente por átomos de carbono. A diferença está apenas no modo de ligação desses átomos. A estrutura do carvão (ou da grafite – carvão calcinado) é desalinhada e desorganizada, enquanto que a do diamante é alinhada e simétrica.
O local escolhido é embaixo da terra, onde as temperaturas se elevam em relativa pressão. O carvão é formado a partir das mudanças físicas e químicas propícias a essas condições, num tempo bem inferior ao que origina o diamante.
A transformação do carbono em diamante é um processo que leva milhões de anos para concluir-se. Ele acontece entre 1 km abaixo da superfície terrestre quando o carbono, provavelmente grafite puro, é exposto a temperaturas superiores a 1100 ºC e em pressões 50 vezes maiores que a da superfície terrestre.
Já o carvão surge de um processo bem mais simplificado e acessível, ele é obtido a partir da decomposição de folhas, vegetação e árvores. O local escolhido é embaixo da terra, onde as temperaturas se elevam em relativa pressão.
Qual a fórmula para calcular a área da superfície de uma esfera?
Qual a melhor carne para quem tem colesterol alto?
Como saber quantos pontos tenho nos?
Como investir meu dinheiro em Portugal?
O brasil ganhou quantas copas do mundo?
Qual a melhor vitamina para pessoas da terceira idade?
Como criar outra conta no Twitter com o mesmo número?
Quais tipos de vasos para plantas?
O que são pessoas transgêneros?
São formas de aquisição da propriedade exceto?
Como tirar vinho tinto da roupa?
Quanto é duas dezenas de milhar?