Você, mesmo não pensando nessa possibilidade, pode fica atento às dicas de sobrevivência no deserto, pois algum dia pode precisar delas. Lembre-se sempre que, no deserto há as regras dos 3: no pior dos casos você sobrevive: 3 minutos sem ar, 3 horas sob o sol, 3 dias sem água e 3 semanas sem comida.
Uma pessoa normal sobrevive, em média, por cerca de 75 minutos quando a temperatura da água é menor que 6ºC. São poucos os relatos de pessoas que sobrevivem por mais tempo.
As corcovas –ao contrário do que muita gente pensa– são formadas por gordura e não água. Entretanto, os camelos realmente utilizam suas corcovas e outras partes do corpo para viver em clima seco e quente.
Mineralização de rios, dessalinização dos oceanos, perfuração de solos. Existem muitas maneiras diferentes de conseguir água potável nos locais onde ela é escassa.
Em decorrência do desprovimento de solos férteis, praticamente não há cobertura vegetal, as poucas que existem são do tipo xerófilas - plantas adaptadas à escassez de água e constituídas por folhas e caules grossos que permitem diminuição no processo de evapotranspiração.
Que animais vivem no deserto?
– Sol: coloque a água em um recipiente transparente, como uma garrafa PET. Cada litro precisa ficar exposto por 6 horas, ou seja, uma garrafa com três litros deve ficar por 18 horas ao sol. Os raios UV são ótimos para matar bactérias e fazem com que metais pesados, comuns em água não potável, afundem.
Os camelos são bem adaptados para a vida no deserto. Eles se alimentam de plantas espinhosas, arbustos e grama seca. Podem ficar dias, ou mesmo meses, sem beber água. Se um camelo fica sem comida e água, a gordura em sua corcova pode sustentá-lo por vários dias.
Ainda assim era frio: no inverno havia neve e rios congelados. Algumas características do camelo gigante o ajudavam a enfrentar esse ambiente. ... Já a corcova, que serve como estoque de gordura, era o que permitia aos camelos sobreviverem nos longos períodos de frio, quando não encontravam muita comida.
Existem ainda aqueles que encaram mutirões religiosos e também mudam o estilo de vida. A vida de alguém que vive em um deserto não é fácil, principalmente em relação ao clima seco, a escassez de água e em casos mais extremos até de alimento.
A comida também tem que ser preparada com cuidado, nada de locais abertos nesses casos. A vida de animais que tem os desertos como habitat natural também não é fácil mesmo estes serem originalmente de regiões com as características necessárias para aguentar a pressão de uma vida no deserto.
Dito isso, se estiver com pouco do líquido, vai precisar buscar mais (afinal, é impossível sobreviver mais de dois dias no deserto sem o recurso). Encontre alguma fonte d'água. Se tiver chovido no deserto há pouto tempo, talvez você consiga encontrar poças em afloramentos ou nas superfícies de rochas.
Existem alguns povos que habitam o deserto e essas comunidades são sempre destaque quando o assunto vem em pauta. Conheça alguns desses povos e saiba um pouco mais sobre cada um deles. Essa civilização vive na região de Marrocos, Senegal e Mali e hoje vivem em cerca de 127 mil na mesma comunidade.
Como provar que não cometi infração de trânsito?
O que fazer para não dar mastite?
O que significa você se importa?
Como ser uma pessoa que passa confiança?
Como provar que um triângulo e equilátero?
O que causa o Linfogranuloma venéreo?
Como posso provar que houve erro médico?
Quais sintomas causados pela Staphylococcus aureus?
Quais são as propriedades de sequências convergentes?
O que é cognitivo para Piaget?
Como adicionar mais fotos em uma publicação no Instagram?
Qual a causa da epidermólise bolhosa?
O que é preciso para provar estelionato?
O que sabemos sobre os índios brasileiros?
Quem pode se declarar hipossuficiente?