Assim, o exame normalmente indicado em caso de asma é a espirometria, que tem como objetivo identificar a presença de estreitamento dos brônquios, que é comum na asma, através da avaliação da quantidade de ar que se consegue expirar depois de uma respiração profunda e a rapidez com que o ar é expelido para fora.
Clínico geral e alergista também podem acompanhar tratamento de asma. “Considero o pneumologista o médico mais adequado para o tratamento da asma, pois é aquele que possui mais conhecimentos sobre os mecanismos da doença e sobre a terapêutica mais adequada”, afirma o pneumologista José Eduardo Martinelli.
A asma não tem cura. Mesmo se você não tiver nenhum sintoma, a asma está presente. Embora não exista cura, existem tratamentos que melhoram muito os sintomas da asma e proporcionam o controle da doença. Assim, asmáticos tratados podem ter uma qualidade de vida igual a de qualquer pessoa saudável.
Ser um especialista no tratamento da asma grave (pneumologista e alergista);
Geralmente, os sintomas são cansaço e, às vezes, tosse com mais frequência e chiado no peito”, afirma o pneumologista José Roberto Megda Filho. Com o avanço da crise de asma, o paciente começa a sentir também falta de ar e passa a ter a respiração rápida e curta.
É importante que a pessoa com asma evite sa e os alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas, além de produtos industrializados, principalmente durante uma crise. Estes alimentos são pró-inflamatórios, de modo que favorecem a inflamação do organismo e diminuem as defesas, dificultando o controle da asma.
Apesar de na maioria dos casos a asma ser diagnosticada apenas por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados, é indicado em a alguns casos a realização de exames, principalmente com o objetivo de verificar a gravidade da doença.
Apresentação de um ou mais sintomas de asma como falta de ar, tosse por mais de 3 meses, chiado ao respirar, aperto ou dor no peito, especialmente à noite ou nas primeiras horas da manhã; Melhora dos sintomas após o uso de remédios para asma como broncodilatadores ou anti-inflamatórios, por exemplo;
A gravidade da asma pode ser classificada de acordo com a frequência e intensidade com que surgem os sintomas em: De acordo com a gravidade da asma, o médico orienta o tratamento adequado que geralmente envolve o uso de remédios para asma como remédios anti-inflamatórios e broncodilatadores.
Os fatores que normalmente contribuem para o surgimento de uma crise de asma incluem infecções respiratórias, alterações do clima, poeira, mofo, alguns tecidos ou uso de medicamentos. Ao longo do tratamento é importante evitar os fatores identificados para evitar o surgimento de novas crises e até diminuir a intensidade dos sintomas, quando surgem.
Quais são as formas dos agregados?
Qual é a sequência correta das estruturas do sistema respiratório?
O que desconta do funcionário FGTS ou INSS?
Quantas vezes posso fazer empréstimo do saque aniversário?
O que pode ser dormir e acordar com dor de cabeça?
O que é mundo de provas e expiações?
Quais os benefícios de tomar água com limão em jejum?
Qual a diferença de minuto para segundo?
Como usar exemplos na redação?
Porque os coelhos comem suas próprias fezes?
Quanto tempo pintar uma parede?
Qual é o melhor site para fazer trabalhos escolares?
Como a visão contribui para o processo estratégico?
Como utilizar as letras do teclado do celular?