Um vetor unitário ou versor num espaço vetorial normado é um vetor (mais comumente um vetor espacial) cujo comprimento é 1. Um vetor unitário é muitas vezes denotado com um “circunflexo”, logo: î. No espaço euclidiano, o produto escalar de dois vetores unitários é simplesmente o cosseno do ângulo entre eles.
Se a componente tiver o mesmo sentido do eixo x, a projeção de Vx será um número positivo; se tiver sentido contrário, Vx será negativo. Se for perpendicular ao eixo x, sua projeção Vx será nula.
O módulo do vetor também coincide com a distância entre os dois pontos que o criaram. Para definir um vetor a partir dos pontos de exemplo A e B, basta fazer a diferença entre as coordenadas dos dois pontos: v = B - A.
Vetor unitário é o que tem o módulo igual a 1. Para construir um vetor unitário u que tenha a mesma direção e sentido que um outro vetor v, basta dividir o vetor v pelo seu módulo, isto é: Observação: Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c é um escalar não nulo.
Versores são vetores de módulo unitário. Isso quer dizer que o tamanho, ou intensidade, deles é 1: Eles são muito úteis, por exemplo, se você quiser um vetor ⃗ com tamanho 3 e que tenha mesma direção e sentido que o versor ̂(usa-se o chapéu no lugar da seta para indicar versor).
O vetor posição inicial consiste num vetor com origem no ponto escolhido como referencial e extremidade no ponto de partida. O vetor posição final consiste num vetor com origem no ponto escolhido como referencial e extremidade no ponto de chegada. A unidade SI do vetor posição é o metro (m).
Quaisquer que sejam k e c escalares, v e w vetores: O módulo ou comprimento do vetor v= (a,b) é um número real não negativo, definido por: Vetor unitário é o que tem o módulo igual a 1. Existem dois vetores unitários que formam a base canônica para o espaço R², que são dados por:
As características de um vetor são as mesmas de qualquer um de seus representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido do vetor são o módulo, a direção e o sentido de qualquer um de seus representantes. O módulo de se indica por | | .
Caso o problema a ser resolvido seja dado em três dimensões, o vetor utilizado para o plano z é o vetor unitário . Então, a projeção do vetor no eixo x do plano cartesiano será dado por , e sua projeção no eixo y do plano será: . Este vetor pode ser escrito como:
Ângulo entre dois vetores O produto escalar entre os vetores u e v pode ser escrito na forma: u.v = |u| |v| cos (x) onde x é o ângulo formado entre u e v.
Como definir a altura de uma viga?
Como futebol pode representar um elemento da identidade brasileira?
Como calcular a altura de um triângulo fórmula?
Como era jogado o futebol nos seus primórdios?
Como é possível que o olho humano detecta as cores?
Como calcular área com ângulo?
Como calcular a medida de uma esfera?
Como se cadastrar no programa Sempre Presente Itaú?
Como o oleiro prepara o barro para fazer o vaso?
Como um homem reage ao fim de um relacionamento?
O que mantém o baixo pH no interior de Lisossomas?
Como é feita a ativação do linfócito B por meio de linfócitos T auxiliares?
Como o limão vira alcalino no estômago?
Qual equipe trouxe o Jiu Jitsu para o Brasil?
Como o organismo produz imunidade?
Como usar o Fibonacci no gráfico?
Qual o melhor jejum para perder gordura?
Como esse governo trata as pessoas que não pertencem à religião oficial daquele país?
Qual o órgão que podemos recorrer para questionar os procedimentos das empresas?