A fórmula para o volume de uma esfera é V = 4/3 πr³. Veja-a sendo usada em um exemplo em que temos o diâmetro da esfera.
Dito isso, o volume da esfera refere-se ao espaço interno dessa figura geométrica, sendo calculado a partir da fórmula Ve = 4. p. r³/3. ... No cálculo do volume da esfera é levando em consideração o raio e o número pi.
Fórmulas dos objetos esféricos
Objeto | Relações e fórmulas |
---|---|
Esfera | Volume = (4/3) Pi R³ A(total) = 4 Pi R² |
Calota esférica (altura h, raio da base r) | R² = h (2R-h) A (lateral) = 2 Pi R h A (total) = Pi h (4R-h) V=Pi.h²(3R-h)/3=Pi(3R²+h²)/6 |
Toda seção plana de uma esfera é um círculo. Se o plano secante passa pelo centro da esfera, temos como seção um círculo máximo da esfera. A área de uma superfície esférica de raio r é igual a 4 r2.
A esfera é um sólido geométrico estudado na geometria espacial, sendo classificada como um corpo redondo. Essa forma é bastante comum no dia a dia, como podemos vê-la na bola de futebol, nas pérolas, no globo terrestre, em alguns frutos, entre outros exemplos.
A Esfera é uma figura simétrica tridimensional que faz parte dos estudos de geometria espacial. A esfera é um sólido geométrico obtido através da rotação do semicírculo em torno de um eixo. É composto por uma superfície fechada na medida que todos os pontos estão equidistantes do centro (O).
medir o diâmetro da calota (esta é a distância de um lado para o outro, indo em linha reta através do centro da calota). Isso vai lhe dizer o tamanho da calota.
Um semicilindro é um sólido formado pelo corte de um cilindro ao meio (dividindo a base em duas semi-circunferências). Então, se calcularmos o volume de um cilindro com essas características e dividirmos pela metade, teremos o volume do semicilindro.
A superfície da esfera é formada por pontos que estão na mesma distância do centro por uma medida equivalente a medida do raio ( r ). Podemos fazer uma analogia com a casca da laranja. Para calcularmos a área da superfície da esfera utilizamos a seguinte fórmula: ASE = 4 . π . r² Onde: r: é a medida do raio da esfera.
A área de qualquer figura sempre corresponderá à sua superfície, ou a parte de fora do objeto em questão. Para chegar à superfície de uma esfera, podemos utilizar o raio da figura a partir de dois pontos equidistantes e fazer uma equivalência. A fórmula utilizada é a seguinte, de onde podemos distinguir as variáveis: r = raio da esfera.
Usando os quatro materiais da amostra, alumínio, manteiga, chumbo e madeira prensada, calcule a massa de uma esfera com volume de 500 cm 3 . . Leia o problema com cuidado. Ao resolver questões sobre cálculos de massa, você precisa ler o enunciado de forma cuidadosa. À medida em que a leitura avança, pode ser útil destacar os dados relevantes.
Determine o volume se o diâmetro for conhecido. Alternativamente, uma certa situação pode revelar o diâmetro de uma esfera. Esse valor corresponde ao dobro do raio. Em termos mais concretos, o diâmetro representa a distancia que vai de uma borda da esfera à outra, passando pelo centro.
O que tomar pra cabeça de prego?
Como recorrer notificação de multa?
Como recorrer multa por falta de cadeirinha?
O que fazer quando sua esposa não te quer mais?
Tem como converter multa grave em advertência?
Como identificar ácidos inorgânicos?
Qual são os animais aquáticos?
O que são alimentos no direito civil?
É verdade que a penicilina era obtida primeiramente de fungos do gênero Penicillium?
Como são obtidos os dados de mortalidade?
Como se originaram as cidades?
Qual o melhor lugar para viajar de avião?
Quem são os membros do Conselho de Classe?
Porque o dinossauro é carnívoro?
Como saber se o seu Pokémon é bom?
Como são culturalmente e socialmente organizados os povos tradicionais da Amazônia?
Como saber se uma rua pode ter comércio?