Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas. Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.
Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Exemplos: 1) Eu vi um homem. O homem era jovem. O homem que eu vi era jovem. Neste exemplo, o pronome relativo que funciona como objeto direto.
Existe uma grande relação entre os pronomes relativos e as orações subordinadas adjetivas. Estas costumam ser iniciadas por aqueles, especificamente pelo pronome que e suas variáveis. Isso ocorre porque as orações subordinadas adjetivas são aquelas com valor de adjetivo , sendo dependentes da oração principal.
O pronome relativo onde não deverá ser usado com expressões que não indicam lugares, devendo ser privilegiado o uso de em que nessas situações. Referência a lugar: O restaurante onde almocei com meu marido é caríssimo.
Sua forma sempre será essa, independentemente do contexto. Os pronomes variáveis são cujo (cuja, cujos, cujas), o qual (a qual, os quais, as quais) e quanto (quanta, quantos, quantas). Quando essas palavras possuem função de pronome relativo, podem referir-se a pessoas ou a coisas, exercendo o papel de referente do antecedente.
O que é o índice de refração e como se calcula?
O que precisa para renovar a CNH categoria D?
Como se caracteriza a linguagem da música rebuscada?
Como renderizar vídeo vertical no Vegas?
Como é que se fala parabéns em inglês?
Como renovar carteira de habilitação Bahia?
Como fazer o cálculo de uma bissetriz?
Como faço para renovar meu RG?
Quais os sintomas da hantavirose?
Como renovar a CNH na pandemia sp?
Como se candidatar a uma faculdade em Portugal?
Como se caracteriza a DIT da terceira revolução industrial?
Como não renovar Sub na Twitch?
Como fazer o cálculo de maços ano?