O preenchimento das vagas de cada curso dá preferência ao candidato que colocou o curso em 1ª opção, mesmo quando ele tem média inferior a outro que indicou o mesmo curso como 2ª opção.
Caso não haja candidatos suficientes de primeira opção que tenham atingido a nota mínima para preencher as vagas, o sistema faz uma classificação com os vestibulandos que optaram pela carreira em segunda opção e escolhe os que atingiram a nota mínima.
Se você estiver muito decidido com relação ao curso e a instituição, poderá selecionar como primeira e segunda opção o mesmo curso na mesma instituição mas com os turnos diferentes. Coloque como primeira opção o turno que você mais deseja estudar e em segunda o turno que você aceita estudar.
A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões de múltipla escolha para cinco horas de prova. As questões são divididas entre as disciplinas básicas do ensino médio – português e literatura, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês – e algumas interdisciplinares.
Na inscrição, o vestibulando deve escolher apenas uma carreira. Depois, pode indicar os cursos que gostaria de fazer em ordem de preferência. Em primeiro lugar, deve estar o mais desejado de todos e assim por diante. É possível escolher quatro cursos no máximo.
Unicamp 2021: veja dicas para a segunda fase do vestibular
Caso sua nota seja insuficiente para a primeira opção, você concorrerá a segunda opção (lembre que a primeira e a segunda opção podem ter notas bem diferentes, em função dos pesos e/ou dos bônus).
Caso o candidato seja aprovado na segunda opção de curso, deverá se matricular nela, ou perderá a vaga. Até o Sisu de 2018 era possível permanecer na lista de espera da primeira opção mesmo tendo sido aprovado na segunda.
Como é a segunda fase da Unicamp? A segunda fase da Unicamp é constituída por 2 provas aplicadas em 2 dias consecutivos, cada uma com duração de até 5 horas. Para essa etapa, são convocados apenas os candidatos classificados na primeira fase.
Com o passar dos anos, o processo seletivo da Unicamp já passou por algumas mudanças, como a utilização do Enem – que vamos explicar melhor como funciona nos próximos parágrafos –, a diminuição de um dia de prova no que diz respeito aos testes da 2ª etapa, passando de três dias para somente dois.
No primeiro dia da segunda etapa do Vestibular da Unicamp são aplicadas as questões discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas, dois questionamentos interdisciplinares ligados as disciplinas de Inglês e Ciências da Natureza e Ciências Humanas, além da Redação.
Qual o número máximo de opções na Unicamp? O limite é de três opções, e há somente 3 grupos em que se pode atingir esse máximo: o grupo 141: Ciências Exatas e Tecnológicas; o grupo 151: Ciências Humanas e o grupo 145: Tecnologias. Outros 7 grupos oferecem 2 opções. Como são os grupos do tipo N na Unicamp?
Como energizar água na lua cheia?
Quais são os fundamentos científicos que dão base para o avanço da ciência?
Quando surge a função simbólica?
Qual a responsabilidade civil do Estado por ato comissivo?
O que é considerado um impacto ambiental?
Pode tomar remédio com água gelada?
O que é o range de um instrumento?
Como é feito o adesivo perfurado?
O que quer dizer contrato em aberto?
Porque o filho mais velho de Jacó perdeu a sua Primoginitude?
Qual evapora primeiro álcool ou acetona?
O que é ficha funcional do empregado?
Como fazer um projeto de formação continuada?
Como tratar a Síndrome de Burnout?