Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.
A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê?
O vocábulo recebe acento quando estiver imediatamente antes de um ponto de interrogação, final ou de exclamação. Exemplos: “Ela precisa de você hoje para quê?” “Você disse o quê?”
De quê é uma locução prepositiva interrogativa que resulta da junção da preposição de com o pronome interrogativo quê.
Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.
26 curiosidades que você vai gostar
Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está, ela está, você está) ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo (está tu). Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
A arte de escrever bemMantenha a coesão e coerência. ... Conte uma história interessante. ... Torne o artigo fácil de ler. ... Evite palavras muito complexas. ... Fuja da “linguagem de call center” ... Use figuras de linguagem. ... Use analogias. ... Use citações.
será "?!" ou "!?" Quando há exclamação e interrogação ao mesmo tempo, é mais usual escrever o ponto de exclamação antes do de interrogação (!?).
Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.
Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.
Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?
PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.
Há duas formas corretas de escrita dessa interjeição: hem, com m final e sem a vogal i, ou hein, com n final e com a vogal i.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
7 Dicas de Como Falar Corretamente no Dia a Dia em Diferentes Situações1 – Considere a Linguagem do Interlocutor. ... 2 – Leia Mais e Amplie Seu Vocabulário. ... 3 – Procure Saber Mais Para Falar Com Convicção. ... 5 – Saiba Ouvir Seu Interlocutor. ... 6 – Seja Conciso e Evite “Florear” Demais. ... 7 – Seja Você Mesmo.
A forma correta de escrita da palavra problema é, sem dúvida, um problema! Esta palavra é frequentemente pronunciada e escrita de forma errada!
Dessa maneira, tente falar forçando bastante os movimentos faciais. Abra bem a boca ao falar e pronuncie de maneira forçada pausadamente as sílabas, enfatizando as vogais. Preste atenção no posicionamento da língua, pois isso interfere em uma fala com ruídos.
A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.
Quanto é o salário do Luciano Huck?
Tem como abrir conta na lotérica?
Qual foi o primeiro documento relacionado ao Brasil e por quem foi escrito?
O que é globalização e quais as suas principais características?
Quantos números tem o celular de São Paulo?
Quantos dígitos tem um número de celular no Brasil?
O que é uma anemia Macrocitica?
O que faz o médico oncologista?
O que é a estrutura organizacional?
Para que serve filtro azul Samsung?
O que é mais importante em uma venda?
Como transformar PDF em arquivo de texto?
Quais são as cerimónias do Kanban?
Que chá é bom para o estômago?
O que pode substituir o leite vegetal?
Qual o primeiro passo para que se inicie o processo de inovação?