Confira algumas atividades bastante eficazes que podem ser adotadas pela escola:Atividades de auto-expressão, com tinta, giz de cera e lápis de cor;Um mural coletivo sobre o conhecimento das cores, com diferentes materiais, desenhos e objetos;
Explore uma imagem de forma inusitada e desafie a criança a pintar com o azul, com o verde, com o vermelho e o amarelo. Veja, durante a atividade, se ela está relacionando de forma adequada o nome à cor! Uma forma descontraída de trabalhar a criatividade e aprender!
Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, estendendo-se por muitos anos.
A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.
Apresentar as cores primarias (azul, amarelo e vermelho) e as cores secundarias (laranja, roxo e verde), aguçando a percepção visual do aluno. Conhecer as cores e identifica-las. Reconhecer as cores primarias e secundarias. Ampliar a percepção visual, atenção e memória.
42 curiosidades que você vai gostar
Sempre usando a palavra cor para ajudar na compreensão. Depois comecei a pensar em atividades que envolvessem as cores na brincadeira. O primeiro passo foi pegar objetos iguais, de cores diferentes e trabalhar com eles. Hoje eu tenho alguns palitos de picolé coloridos e copos plásticos que são ótimos para isso.
Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo. Contos de histórias curtas. Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar demassinha, etc. Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
CONTEÚDOCoordenação Motora Ampla.Coordenação Motora Fina.Discriminação Auditiva e Visual.Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc).Estudo do nome próprio.Estudo das letras do nome próprio.Apresentação das vogais.
No autismo, o azul estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Ou seja, em uma sobrecarga sensorial, o azul auxilia para o bem-estar da criança, trazendo mais tranquilidade e leveza ao Autista. As cores laranja e amarela, por serem muito próximas, pode ajudar no estímulo social dos pequenos.