Existem dois tipos principais de subnutrição: desnutrição proteico-energética e desnutrição causada por deficiências dietéticas. A desnutrição proteico-energética tem duas formas graves: marasmo (falta de proteínas e calorias) e kwashiorkor (falta de proteínas).
A desnutrição pode ser definida como uma condição clínica decor- rente de uma deficiência ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais.
Como já vimos anteriormente, a fome é caracterizada pela insegurança alimentar grave. Existem níveis diferentes de insegurança alimentar e também pode haver tipos diferentes de fome.
As causas mais comuns da desnutrição são a falta de acesso a alimentos; problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes; uso de remédios que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia e situações que aumentam a necessidade de nutrientes, como febre alta ou ...
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a doença celíaca dificulta a absorção de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. Por isso, pode causar dores de barriga, perda de peso, alterações na pele, além da desnutrição.
Desnutrição aguda leve: aqui o peso é normal para a idade da pessoa, mas o tamanho é inferior ao normal. Desnutrição aguda moderada: uma pessoa com este tipo de desnutrição pesa menos do que deveria para a sua estatura.
De maneira geral, podemos dizer que a desnutrição ocorre devido a uma alimentação inadequada ou a uma incapacidade de absorção dos nutrientes ingeridos. A desnutrição pode afetar pessoas de qualquer idade, porém alguns grupos são considerados mais vulneráveis a desenvolvê-la.
A desnutrição pode acontecer como resultado de pouca alimentação. Há um desequilíbrio entre aquilo de que o corpo necessita e os alimentos que são ingeridos. Denomina-se desnutrição quando há deficiência de nutrientes.
Em alguns casos de desnutrição secundária, pode não haver uma cura para a desnutrição. Em casos mais extremos, é indicado o tratamento hospitalar, no qual a pessoa será alimentada por meio de tubos ou ainda diretamente pelas veias.
Dentre todos os nutrientes que faltam no corpo em casos de desnutrição, é possível destacar o ferro; o zinco; as vitaminas A, C, D e E; os ácidos graxos essenciais e o cálcio.
Em alguns casos, a desnutrição é tão grave que deve ser tratada no hospital. Nesses casos, a pessoa pode precisar se alimentar por meio de tubos, como a sonda nasogástrica (que liga o nariz ao estômago) e a gastrostomia endoscópica (um tubo cirurgicamente colocado no estômago através do abdômen).
Como é a clonagem de WhatsApp?
O que é a teoria Sociointeracionista?
Como lavar os vegetais corretamente?
O que influencia o aprendizado dos alunos?
Como o ambiente externo influência na estratégia de uma empresa?
Como usar aspirina na hidratação?
Como age o alprazolam no corpo?
O que fazer para homenagear o namorado?
Como o IBGE define a População Economicamente Ativa e como é realizada a sua distribuição?
Pode lavar prótese dentária com água sanitária?
Como plantar oliveiras em vaso?
Quais os fatores que o influenciam o desenvolvimento humano?
Como cuidar da árvore pata-de-vaca?