Kuhn afirma que a pesquisa normal é cumulativa e não a ciência no todo, de modo que esta pesquisa deve seu sucesso a habilidade dos cientistas para selecionar regularmente fenômenos que podem ser solucionados através de técnicas conceituais e instrumentos semelhantes às já existentes.
A teoria central de Kuhn é que o conhecimento científico não cresce de modo cumulativo e contínuo. Ao contrário, esse crescimento é descontínuo, opera por saltos qualitativos, que não se podem justificar em função de critérios de validação do conhecimento científico.
A diferença básica é que mesmo durante a crise o paradigma até então adotado não é abandonado, enquanto não surgir um outro que se revele superior a ele em praticamente todos os aspectos. Quando um novo paradigma vem a substituir o antigo, ocorre aquilo que Kuhn chama de revolução científica.
Na história da ciência, chama-se Revolução da Científica ao período que começou no século XVI e prolongou-se até o século XVIII. Começou na era renascentista, na sequência deste espírito crítico.
Para Kuhn as revoluções científicas eram episódios de desenvolvimento não-cumulativo, nos quais um paradigma velho é total ou parcialmente substituído por um novo paradigma incompatível com o anterior.
27 curiosidades que você vai gostar
Assim, para Kuhn, a ciência não é um processo cumulativo de conhecimentos e descobertas, mas antes um processo formado pela constante criação e superação de paradigmas. Os paradigmas superados não constituem mais conhecimentos válidos para a ciência e são, portanto, descartados.
A Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações.
Isto quer dizer que um cientista, com um novo paradigma, vê de forma diferente o que via anteriormente. Fica claro para nós que os critérios da revolução cientifica em seu pensamento consiste justamente em apresentar uma transformação radical no modo de ver, de pesquisar e de conceber o mundo que está a sua volta.
Os fundamentos básicos das chamadas revoluções cientificas mostram que a ciência avança. pelo acúmulo de conhecimento. pela mudança de paradigmas. pela quantidade de cientistas.
O que fazer para perder peso urgente?
É crime fazer monografia para terceiros?
Como emagrecer tendo síndrome metabólica?
Como conseguir o comprometimento da equipe?
Como fazer para salvar automaticamente as fotos no Google Drive?
Como exportar a lista de contatos do iPhone para Excel?
Como funciona a transferência de mercadorias entre matriz e filial?
Como passar o Bolsa Família para outra pessoa?
Como transferir escritura de imóvel para outra pessoa?
Como perder gordura da barriga correndo?
Como perder o medo de conhecer novas pessoas?
Quantas calorias perde em 30 minutos de plataforma vibratória?
Como trabalhar o gênero textual notícias?