Carboxilação: é a reação em que CO2 e H2O reagem com a ribulose 1-,5-bifosfato (molécula de 5 carbonos), gerando duas moléculas de 3-fosfoglierato (3-PGA) (com 3 carbonos cada). Esta reação é catalisada pela enzima Ribulose -1,5-bifosfato-carbolixilase/oxigenase, a Rubisco.
A fixação do carbono dá início à parte biótica do ciclo biogeoquímico do carbono. Os glicídios produzidos por plantas, algase bactérias através da fotossíntese são utilizados na produção de energia para o próprio organismo fotossintetizante ou vão integrar sua biomassa.
O gás carbônico, por exemplo, é adicionado em grande escala na atmosfera por meio de processos como a queima de combustíveis fósseis. O aumento da concentração de CO 2 na atmosfera está relacionado com a acentuação do efeito estufa e uma elevação da temperatura do planeta, o que é conhecido como aquecimento global.
Esse artigo foi escrito por James Mulligan, Gretchen Ellison e Kelly Levin e publicado originalmente em Insights. Desde a Revolução Industrial, nossa espécie já emitiu mais de 2 mil giga toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. (Uma giga tonelada é um bilhão de toneladas métricas.)
Nesse processo, o carbono é devolvido ao meio na mesma velocidade em que é sintetizado pelos produtores, pois a devolução de carbono ocorre continuamente por meio da respiração durante a vida dos seres. No ciclo biológico do Carbono, podemos ter a total renovação do carbono atmosférico em até vinte anos.
Como ficou conhecida a atual fase de expansão do capitalismo?
São proteções afiançadas pela Política Nacional de Assistência Social?
Como funciona a cadeia produtiva?
O que é Capitalização para aluguel?
Qual a importância do sistema auditivo para o ser humano?
O que é a captação de recursos?
Quantos pontos precisa para passar em Astronomia?
Como brincar do amigo secreto?
Como ficou conhecido o golpe de Napoleão?
Como funciona a atribuição de aulas do estado?
Quais foram os primeiros primatas?
O que aconteceu no ano de 1947 na Argentina?
Como é que se brinca de mímica?