1. Balangandãs. Esse objeto tem origem africana e em seu formato tradicional era usado como amuleto. Composto por vários cordões e elementos pendentes, o balangandã recebeu esse nome pelo som que faz ao ser movimentado.
Os balangandãs eram muito usados nos festejos ao Senhor do Bonfim, em Salvador, por serem considerados amuletos contra o mau-olhado ou por combater coisas ruins.
O barangandão é um brinquedo de origem mineira feito de papel crepom, folhas de revista ou jornal e barbante. Ao girar o brinquedo, o movimento o faz parecer um arco íris.
Para confeccioná-lo, será necessário barbante (pelo menos dois metros), papel-jornal ou de revista, papel crepom de diversas cores, tesoura sem ponta e fita adesiva. O balangandã, em seu formato original, era tido como amuleto aos povos africanos, que acreditavam prevenir contra o mau-olhado e demais forças adversas.
Esse é o Barangandão, um brinquedo ligado ao folclore e à história brasileira, feito com jornal, barbante e várias tiras de papel ou pano, longas e coloridas, que flutuam no ar de acordo com o movimento.
O objeto será construído com material totalmente reciclável. Para confeccioná-lo, será necessário barbante (pelo menos dois metros), papel-jornal ou de revista, papel crepom de diversas cores, tesoura sem ponta e fita adesiva.
A viagem pela história dos brinquedos permite-nos percorrer culturas, estilos, modos de vida, regras sociais, uso de materiais e ferramentas, relações pessoais. É uma história recheada de curiosidades, inventores criativos, brinquedos que fazem sucesso e fábricas que lutam para se aperfeiçoar.
Originalmente, os brinquedos de todos os povos são originários da indústria doméstica, daquela que se constituía em pequena escala e atendia às necessidades particulares. Uma indústria que não acabou e que até hoje se tem desenvolvido é a dos brinquedos artesanais.
O brinquedo só passou a ser produzido, comercialmente, na metade do século XIX, em Nuremberg, na Alemanha. Mas era artigo de luxo, só os pequenos nobres podiam tê-los. Há cerca de 6.500 anos os japoneses já fabricavam bolas, utilizando com crinas de animais ou fibras de bambu.
BARANGANDÃO, o brinquedo inventado, era usado para esquentar o corpo, para relaxar… Elas rodavam, rodavam, ondulavam as cinturas e libertavam suas palavras de calor. Surgiam estórias da vida, estórias do sonho, estórias do medo, palavras inventadas.
Que remédio caseiro é bom para cirrose?
O que é urbanização do trabalho?
Quais são os indicadores de gestão de Pessoas?
Qual a diferença entre LLA e LMA?
Quando usar ponto de exclamação exemplo?
Para que serve uma experiência?
Como identificar frases em um texto?
Quanto tempo o Histamin fica no organismo?
O que é ser uma pessoa afetiva?
Qual a importância do Cerrado para hidrografia?
Como saber o número de elétrons na tabela periódica?
Como consultar boletos emitidos no meu CNPJ?
O que são medidas sanitárias e fitossanitárias?
Como viver bem depois dos 60 anos?