Transtornos de personalidade são padrões de pensar, perceber, reagir e se relacionar diferentes dos que são conhecidos e esperados normalmente. As causas ainda são desconhecidas. Mas, acredita-se que a herança genética e as condições do ambiente no qual a pessoa foi criada são grandes influências.
Um transtorno é diagnosticado quando esses traços de personalidade apresentam um “desvio” significativo em relação aos outros e são muito inflexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.
O diagnóstico de transtorno geral de personalidade se baseia em dois entre os quatro padrões de acordo com o Critério C: cognição, afetividade, relacionamento interpessoal e controle de impulsos. Além disso, as pessoas poderão apresentar comportamentos ou padrões em uma ampla gama de áreas e situações (Critério B).
Sim, é possivel ter mais de um transtorno concomitantes, bem como existe o Transtorno Misto de Personalidade, onde a pessoa tem traços de diferentes distúrbios, mas não reúne critérios para um específico.
Nem sempre é fácil diagnosticar um transtorno de personalidade. Caso exista uma suspeita, o médico pode encaminhar o paciente para um especialista, que vai investigar alguns aspectos, tais como: Averiguar com familiares e amigos, se possível, os comportamentos e padrões do paciente. Como é o tratamento de um transtorno de personalidade?
O transtorno de personalidade dependente (CID 10 - F60.7) é caracterizado por uma dependência excessiva em relação aos outros, comportamento submisso e aderente. Muitos dos sintomas também são presentes em outros transtornos de personalidade. Confira outros sinais do distúrbio:
Existem três grandes grupos de transtornos de personalidade e dentro destes há ainda diferentes tipos. Grupo A: Grupo de transtorno de personalidade relacionado às grandes psicoses. Em geral, as características predominantes são desconfiança, isolamento social e empobrecimento afetivo. Estão neste conjunto:
Identidade – pessoas com transtorno de personalidade não têm uma imagem clara e estável de si mesmas. Ou seja, a maneira como elas se veem muda dependendo da situação e das pessoas com quem elas estão. Por exemplo, elas podem alternar entre se acharem cruéis ou generosas e são inconsistentes em relação aos seus valores e objetivos.
Qual o motivo da vinda dos jesuítas para o Brasil?
O que fazer quando se machuca o ouvido?
Como era o ensino nas universidades medievais?
O que é o certificado de quitação do serviço militar?
Como aconteceu a Proclamação da República?
Como verificar dívida ativa CNPJ?
Qual era o objetivo da expansão marítima portuguesa?
Como faço para dar entrada no auxílio-reclusão?
Quanto eu gasto para rebocar uma parede?
Quais são as emoções do filme divertida mente?
O que significa quando alguém diz relaxa?
Qual deve ser a postura de um profissional?
Quais os problemas relacionados à escassez da água no solo?