Adubação verde. Visa cobertura do solo com material vegetal vivo e, em seguida, sua incorporação. ... Adubação orgânica. ... Culturas em faixas e cordões de vegetação. ... Cobertura morta. ... Curvas de nível. ... Distribuição racional dos caminhos. ... Preparo e plantio em contorno para o controle da erosão. ... Preparo do solo.
Práticas Vegetativas:
alternância de capinas, cobertura morta, rotação de culturas, formação e manejo de pastagem, florestamento e reflorestamento, quebra-ventos, cordão de vegetação permanente, recomposição de matas ciliares, cultivo em faixas e consórcio de culturas.
Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo. Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.
Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.
As práticas de manejo favoráveis ao controle da erosão são aquelas que melhoram a capacidade de infiltração da água no solo, diminuem o escoamento superficial, favorecem a formação de agregados e reduzem o impacto das gotas da chuva.
25 curiosidades que você vai gostar
As práticas mecânicas de controle da erosão são construídas para evitar que enxurradas ocasionadas por chuvas muito intensas não causem problemas graves. São, principalmente, voltadas para a contenção escoamento, facilitação da infiltração, diminuindo a perda de solos e as perturbações a ela associadas.
A principal técnica utilizada hoje no Brasil para diminuir os problemas causados pela erosão é o Sistema de Plantio Direto (SPD). O SPD é baseado em três pilares essenciais para aumentar a conservação do solo e da água.
Sem a vegetação, nós temos o efeito contrário, ou seja, ocorre pouca infiltração da água no solo para alimentar os lençóis freáticos. Além disso, ocorre um escoamento superficial, muito intenso, fazendo com que a água da chuva atinja rapidamente os rios. Esse rápido escoamento, acaba provocando inundações.
Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.
Contribui, por exemplo, para o equilíbrio térmico da água, reduzindo os extremos de temperatura e mantendo a oxigenação do meio aquático. Promove, ainda, a absorção de nutrientes pelas árvores, arbustos e plantas herbáceas evitando a lixiviação excessiva dos sais minerais do solo para o rio.
Já as práticas de caráter vegetativo são aquelas que se valem da vegetação para proteger o solo contra a ação direta da precipitação, minimizando o processo erosivo. A manutenção de cobertura adequada no solo é um dos princípios básicos para a sua conservação.
Há várias práticas que auxiliam a conservação do solo, são elas: rotação de culturas, plantio de adubos verdes, sistema plantio direto, entre outros.
Conheça algumas práticas conservacionistas do soloPlantio em nível. Neste método, o cultivo é realizado em curvas de nível. ... Cobertura morta. ... Reflorestamento conservacionista. ... Pastagem. ... Cordões de vegetação permanente.
Práticas Mecânicas: Tem como objetivo evitar o escorrimento da água da chuva pelo terreno, chamado de enxurrada, conduzindo o excesso de água por meio de terraços ou valetas, para locais protegidos com vegetação, bacias de retenção, onde será armazenada até sua infiltração, evaporação ou, ainda, ser utilizada por ...
Conservação da águaNão tomar banhos demorados. Cinco minutos costumam ser suficientes para efetuar uma boa higienização.Fechar a torneira do chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, abrindo-a somente na hora do enxágue. ... Fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes.
Boas Práticas de Manejo Dessecação antecipada: ... Uso de sementes certificadas: ... Uso de tratamento de sementes com inseticidas: ... Adoção de áreas de refúgio estruturado: ... Controle de plantas daninhas voluntárias: ... Monitoramento da ocorrência de pragas na lavoura e controle de insetos:
Os ramos e as folhas das árvores impedem as gotas de chuva de atingirem o solo com muita rapidez, de forma que o solo tem mais tempo para absorver a água da chuva. Assim, menos água escorre pela superfície, o que reduz a erosão do solo. As árvores fornecem sombra, o que diminui a evaporação da água do solo.
As formações vegetais possuem a importante função de absorver parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre. Assim, quando o grau de reflexão é maior (o que chamamos de albedo), maior tende a ser o impacto do efeito estufa, pois haverá mais radiação disseminando-se e retornando para a atmosfera.
Deixar o solo descoberto, principalmente quando não se manuseia com os devidos cuidados, favorece o processo de erosão, que é intensificado por chuva ou vento. Com o desgaste, os resíduos são levados para as fontes de água e vão sedimentando, o que faz diminuir a capacidade e a vasão dos rios.
A cobertura vegetal contribui reduzindo o impacto das gotas da chuva, além de diminuir a velocidade do escoamento, pela criação de obstáculos ao fluxo e auxiliar no aumento do volume infiltrado, por meio dos biocanais (raízes).
Outras técnicas também são utilizadas para amenizar os efeitos erosivos, como o terraceamento (técnica de construir terraços, degraus nas encostas dos morros), o cultivo em curvas de nível (cultivos alternados nas diferentes altitudes dos morros), o plantio associado de culturas que expõem menos o solo, etc.
O método de cultivo apresentado na imagem é o de terraceamento, também chamado de curvas de nível. Essa prática agrícola visa dificultar a erosão laminar causada pela água das chuvas ou da irrigação, isso porque é retirada a declividade do terreno a partir da formação de terraços (degraus) no relevo.
Tipos de erosãoErosão antrópica. Como mencionado anteriormente, a erosão antrópica ocorre através de ações do ser humano. ... Erosão eólica. O vento é um poderoso agente de erosão, capaz de transportar poeira, areia e cinzas de um lugar para outro. ... Erosão fluvial.
Conheça os Principais Tipos de ErosãoErosão pluvial.Erosão fluvial.Erosão eólica.Erosão glacial. Leia mais:
No manejo conservacionista são utilizadas práticas agrícolas de baixo impacto, como o plantio direto – alternativa que permite produzir com o mínimo de revolvimento do solo e auxilia no controle da erosão – o cultivo de gramíneas e leguminosas para proteger o solo, e a rotação e consórcio de culturas, além do uso de ...
Como o Isotonico age em nosso corpo?
Quanto custa para abrir uma clínica de fisioterapia?
Quais os três objetivos do monitoramento?
Como abrir uma confeitaria delivery?
O que dizer pro homem ficar louco?
Qual a importância do Modernismo para os dias atuais?
Como montar uma central de atendimento via WhatsApp?
Como saber se duas pessoas se combinam?
Como saber se o e-mail do Mercado Livre é falso?
Como saber se uma pessoa que namora gosta de vc?
Como saber se dois números estão se falando no WhatsApp?
Como saber se ele está brincando com os meus sentimentos?
Como treinar até a falha muscular?